Como os bancos fazem gordos lucros com o meu e o seu dinheiro

Se você foi premiado com uma grana extra e quer encontrar no seu banco uma aplicação para fazê-la render mais ou melhor, é comum, na conversa com o gerente, ele lhe oferecer produtos como: poupança, títulos de capitalização, seguros e outras mequetrefes que não têm nada a ver com seu objetivo, e nem com o objetivo que você quer dar aquele dinheiro. Porém, antes de sair de lá chateado, entenda porque ele faz isso.

Lucros dos bancos subiram muito
1 - É política dos bancos oferecerem aos clientes leigos os produtos que são os mais seguros e que, em tese, não possam sofrer oscilações, tipo: a poupança, os títulos, apólices de seguro de vida, etc.
2 – Bancos são entidades que precisam apresentar saldo, portanto, estes papéis, pouco remuneráveis à você, são os que cobram as taxas mais altas dos clientes. Ou seja, é o paraíso dos banqueiros.
3 – Gerentes de banco também ganham boas 'comissões' na venda desses produtos.

Outro tema em que eles, deliberadamente, não informam são as tarifas bancárias. Sempre que se toca neste assunto, eles minimizam e desviam o foco da conversa - embora, para saber, baste uma pesquisa na internet, pois a própria FEBRABAN tem um site que mostra quais as taxas cobradas pelos principais bancos e faz até uma comparação entre elas - O site do Bacen também é outra fonte.

Banqueiros não avisam quais são as melhores aplicações porque é 'nelas que eles aplicam' usando o nosso dinheiro. Se você, por exemplo, optou por um fundo de renda variável (um investimento um pouco mais ousado que os outros) e, nesta aplicação recebeu 5% em um dia, saiba que, desses 5%, 3,5% vai para o banco, 0,70% vai para o gestor do fundo e apenas 0,60% para você.

E se você também resolver sacar este dinheiro antes do fim da carência (mês), entre as oscilações positivas e negativas que tem esse investimento, na saída você pagará o IOF, a taxa do abandono e a taxa de administração do banco (altíssima). Melhor dizendo, no final, vai sair com bem menos do que entrou.

E tudo isto ocorre, enquanto os banqueiros fazem a festa, com os lucros reais que obtiveram com esta mesma aplicação - claro, usando o meu e o seu dinheiro!

9 Comentários:

parabolas disse...

Neto
Acho engraçado quando vou ao banco e pergunto ao gerente se ele poderia me indicar uma opção melhor para meu dinheiro.

Falo que quero investir em ações, e ele faz aquela cara de 'sei não!' e 'tô voando!:)

Nem sequer ele sabe do que eu estou falando...

A Itinerante - Neiva disse...

Neto,

Fiquei danada da vida semana passada, porque sumiu R$ 25 de minha conta. É pouco, mas é meu. Telefonei e a gerente disse que era uma taxa de cadastro que naquele dia tinha sido cobrada de TODOS os cliente.

Faça as contas Banco do Brasil x Todos os clientes x R$ 25.

É ph...!!!

Beijos. :DDD

Anselmo disse...

Odeio particularmente o HSBC. Maldito!

Sergio disse...

Ola, amigo Neto!

Cara, cada vez mais penso em deixar meu dinheiro embaixo do colhão..rs...

Realmente, ando afastado da net...o problema é mais do trabalho...ate agora nao houve um substituto para o amigo que saiu no fim do ano passado... chegando em casa mais tarde e com fins de semana mais tomados, fico sem o tempo que quero e tinha para atualizar blog, visitar amigos...olha, talvez eu va no festival de inverno em Garanhuns...ainda nao é certo...quem sabe a gente nao se encontra por lá. Vamos marcar um papo no msn?

Um abraço

Sergio disse...

...cara!!..desculpe...quis dizer ..COLCHÃO!!..apague lá!!

A Itinerante - Neiva disse...

Neto,

Que legal!

Desculpa não ter ajudado mais. Andava meio atribulada, mas agora se ainda estiver faltando algo e quiser ajuda, chama lá amanhã ou manda um email, ok?

Beijos.

Fábio Mayer disse...

Esses dias fui ao banco fazer uma aplicação e acabei sendo extorquido em 6 reais por mês,porque mudaram minha classificação de cliente. De Premium passei a ser Golden e, segundo o gerente, a partir de agora terei melhores taxas em investimentos e empréstimos, embora pagando uma tarifa maior. Se ficasse no plano antigo, estaria proibido de ir à agencia, meu relacionamento teria que ser exclusivamente telefônico.

O problema dos bancos é que eles são MAL GERIDOS e por conta disso, se obrigam a cobrar taxas de juros astronômicas para compensar a inapacidade de seus agentes. Aliás, já notou que hoje em dia o pessoal que trabalha em banco, 90% é de jovens de até 35 anos? É isso, economizam nos salários, são pessimamente geridos por falta de experiência e compensam roubando os usuários, presos a eles por algum tipo de exigência legal ou mercadológica.

Marcos Pontes disse...

Muito bem explicadinho. Como diziam nossos avós, "o rio só corre pro mar", em se tratando de rendimentos de investimentos, os ganhos só correm para quem entende do traçado e só ganha dinheiro quem tem dinheiro.

Valdeir Almeida disse...

Neto,

Gerente de agência apresenta os produtos da mesma forma que a maioria dos vendedores de quinquilarias fazem: mentem.

Eles só apresentam aquilo que vai ser lucro para os bancos e, consequentemente, para eles. E o que apresenta lucro para eles, representa prejuízo para os usuários dos bancos.

Brasil!!!!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.