O efeito manada e a crise... Que crise?!

"A Festa Acabou"
A declaração dita pela presidente da câmara dos deputados dos EUA Nancy Pelosi, era endereçada aos especuladores do Mercado que ganharam bilhões em dinheiro na farra dos imóveis. Para ela, e para os representantes da câmara, a negativa do pacote salva-vidas aos bancos americanos, tinha uma justificativa: castigar os maus especuladores do sistema financeiro.
Porém o Senado não entendeu assim, e como 'a bomba já estava feita' aprovaram o 'socorro' mesmo sabendo que quem pagará o pato será a sociedade.

Bush implorando pelo Pacote

A especulação já é uma tradição do sistema financeiro. Os 'gatos gordos' ganham rios de dinheiro com crises financeiras em qualquer país do mundo - e na verdade, eles nem precisam de tanto dinheiro (são ricos), vivem apenas em busca da adrenalina e oportunidades.

Mas esta crise não será imperceptível no Brasil.
O que incomoda porém, é ver como as decisões em um único país do globo (os EUA) afetam tanto e tão fortemente toda a economia mundial. Com a projeção de uma recessão por lá, isto provavelmente sobrará também para os exportadores/importadores brasileiros que, para fugir do alto custo dos créditos americanos (mais arrochados), tenderiam a repassar suas perdas aos preços das mercadorias. Agravando assim o risco de, não só haver corrosão nos salários (poder aquisitivo do consumidor), mas também de retorno de inflação no Brasil.

O que assusta também (ironicamente) é que nem o governo, as empresas ou os economistas. Ninguém. Ninguém sabe dizer ao certo o que mais virá por aí.
O próprio presidente do BC Henrique Meirelles, se viu perplexo com a negativa do congresso americano ao pacote num primeiro momento. Lula, em suas declarações, não tinha a real dimensão do que estava acontecendo. E os ministros da Fazenda e do Planejamento falavam, falavam, e não diziam nada.

E surgiram até uns ‘entendidos’ economistas que se atreveram a dizer: "quando a Bolsa cai, os imóveis sobem. E fica tudo normal, é um pelo outro". Aí, eu pergunto: E quem não têm imóveis? Faz o quê? Arranca os cabelos.
Ou convive com aquela ladainha do mercado financeiro: "Paciência... Paciência. Daqui a 2 anos tudo volta a ser uma maravilha outra vez!"...

Querem saber. A falta de informação (e de comunicação) nesse país é mesmo um imenso problema.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.