A crise no Brasil está na América Latina

Em um comício realizado em São José dos Campos-SP dias átras, Lula afirmou (sobre a crise americana) que o Brasil pode prescindir das exportações para os EUA, embora elas tenham representado em 2007, 17,77% de tudo o que exportamos.

Cúpula da Unasul 
Cúpula da Unasul fazendo a sua Macumba/Ritual para o progresso

É provável então que, em suas constantes viagens pelo mundo, o presidente Lula tenha encontrado em alguns paises Africanos e da América do sul, mercados potenciais para os nossos produtos.
Eu só espero que ele não julgue que, a Venezuela, a Bolívia e o Equador tenham condições de se tornarem parceiros comerciais, pois todos são, comprovadamente, maus pagadores.

A Bolívia já nos usurpou duas refinarias e vários equipamentos petrolíferos, o Equador está ameaçando dar um calote de U$200 milhões no BNDES e a Venezuela ainda não pôs dinheiro suficiente que justificasse a sua condição de sócia da refinaria Abreu e Lima (Suape-PE).

Enquanto a Bovespa amarga perdas diárias, o dólar sobe continuamente e algumas empresas que estão na bolsa têm queda nas ações de até 60% esse ano, já se fala - e teme - 'a demissão em massa de trabalhadores'. É dose!...

Entretanto, lá do alto dos seus 80% de aprovação na forma de governar, Lula diz que não há o que temer aqui no Brasil, e que a crise americana não vai chegar e nem sequer vai atravessar o atlântico.
Aí eu pergunto: Mas, sr. Presidente... E se ela vier pelo Caribe?

Créditos da imagem: Agência Brasil

3 Comentários:

Anônimo disse...

A crise já chegou.

Montadoras anunciam férias coletivas.

Bancos anunciam suspensão do CDC.

BB e CEF são convocadas a ajudar instituições menores.

Infelizmente, sinais de que o crédito no Brasil apertou porque há instituições financeiras nacionais que investiram no sub-prime ou dependiam de emprestimos externos para manter suas operações.

E o governo Lula, ao invés de atacar a crise de modo franco, usa de meias palavras para manter o discurso otimista até o fim das eleições que ele já venceu!

Está sendo irresponsável.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Mano, eu concordo com o Lula rs. Nao com tudo é claro, a crise está aí e eu que vivo na Bolívia temo que fique muito pior. Entretanto, nao vejo porque perder a visao otimista, acredito até que essa crise vai abrir novos panoramas de exportaçao, e investimentos. Bem, é minha opiniao simples e até simplista.

Anônimo disse...

A cho que o presidente esta fazendo o papel dele em ser otimista, vamos deixar de terrorismo e buscar meios que favoreçam a todos: patroes e empregados, visando é claro o bem comum ficar querendo adivinhar não leva a nada.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.