Projetos: porque é tão difícil sair do papel no Brasil?

Eu acompanhei os debates da Veja 40 Anos, e os assuntos em destaque entre todos os presentes lá eram as reformas: Reforma Política, Reforma Educacional, Reforma no Judiciário e, principalmente, a Reforma Tributária.

Campanha boa da VEJA, mas resolveu o quê?...

Todo governador e todo político sabe que, para haver crescimento e para atrair empresas, é preciso investir em seu estado. É preciso oferecer benefícios fiscais e investir em infra-estrutura. Em estradas, ferrovias, portos, desafogar o trânsito – álem de, também, investir no abastecimento de água e energia (ufa!).
E faz-se necessário criar igualmente uma calorosa campanha de marketing.
Uma medida interessante (e bastante destacada lá!) seria tentar aprovar no congresso uma boa reforma tributária, para acabar de vez com a guerra fiscal entre os estados.

O governo de São Paulo promoveu tempos atrás, usando recursos próprios, um pacote de medidas para evitar a evasão do ICMS e do IPVA realizando sorteios periódicos. E arrecadou com isso até este mês mais de R$ 70 bilhões. Um bom negócio.
Para mim, isso aconteceu não é porque São Paulo é o estado mais rico do Brasil e pode fazer, é porque independente do tamanho do estado e do número de seus habitantes, é possível sim (à qualquer governo) fazer mais com menos.

Quais são os empecilhos? Nenhum. Basta ter vontade política e uma boa administração fiscal e econômica. Acredito que, em detrimento dos projetos nacionais, o que está havendo atualmente é 'uma guerra pelos royalties e impostos'. Pois todos querem ter um pedaço maior do bolo.

Enquanto o assunto pré-sal, grampos e eleições municipais estiverem em voga, o governo brasileiro será sempre o eterno "apagador de incêndios", e todas essas discussões importantes como reforma tributária, reforma educacional e etc. realizadas nesses seminários, ficará só para o ano que vem.

Pior: se sair do papel, só depois do carnaval.

1 Comentários:

Krix disse...

E o Brasil só começa a trabalhar depois do carnaval :-) e quando a discursão é melhorias para nós (população) isso sempre costuma demorarrrrrrrrrrrrrr até cair no esquecimento... esta é a realidade de nosso Brasil :-(

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.