Os fichas sujas e a ética (papo sério)

Algumas pessoas já devem estar de saco cheio mas eu não paro de falar: o TSE divulgou a lista dos candidatos fichas sujas por estado. A numeridade de candidatos sujos a vereador, governador, prefeitos e o escambau nos quatro cantos desse Brasil é impressionante. É de doer mesmo. Parece até que ninguem mais é limpo nesse país.

ficha-suja

Triste fato, mas só mostra uma grande verdade na política: Ética é uma virtude em extinção.

Aqui em Jaboatão dos Guararapes (PE), minha terra natal, todos os candidatos a deputado federal e estadual estão mais "podres" do que o próprio lixão da cidade. As vezes, eu fico pensando (seriamente!), o que esses elegantes senhores, cheio de pendengas na Justiça, estarão ensinando à seus filhos com esses exemplos. Coisa boa eu acredito que não é.

O inusitado nisso tudo é que eles sempre se elegem, ou se reelegem. Graças à ignorância do povão que troca seu voto por qualquer coisa (telha. tijolo, barra de chocolate, etc).

Enquanto essa "massa de manobra" que é o povo se manter desinformada e caminhar feliz na ignorância, esses políticos continuarão deitando e rolando em suas cidades, usando e abusando e tudo farão para que as pessoinhas permaneçam sempre assim: na mesmice, na burrice e na miséria. É como diz aquele ditado: triste dos sabidos se não existisse os bestas.

Aqui, neste blog, eu não acuso ninguém, mas óbvio é que, para o eleitor, qualquer que seja a pessoa que vá administrar seu bairro ou sua cidade, deve realmente ter o caráter limpo. Deve ter seriedade e ética. Pois isso é o mínimo que se espera dele.

8 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Aqui onde moro, que é perto de Curitiba, mas~não em Curitiba, os dois candidatos têm ficha suja, e o pior, um deles é analfabeto de carteirinha... é triste!

Anônimo disse...

Vi no link q aqui em Manaus, pelo menos aparentemente os candidatos estão limpos :-). Não sei como mais estão


AM / Manaus

NÃO FORAM ENCONTRADOS ATÉ O MOMENTO CANDIDATOS A PREFEITO E VICE-PREFEITO QUE RESPONDAM A PROCESSOS QUE SE ENQUADREM NOS PARÂMETROS UTILIZADOS PARA A PESQUISA.

Anônimo disse...

Sou de Itambé-Ba, e o nome do candidato do democratas, Ivan Fernandes deveria estar nesta lista de candidatos sujos. Ele responde à processos no mp e tcu, quer mais sujeira do que isso? Esse Ivan é mais sujo do que puleiro de galinha!!!!!!!!!

Anônimo disse...

EM ITAGUARA;ALGUNS VEREADORES ELEITOS COMPRARAM VOTOS.QUE VERGONHA....

Anônimo disse...

ELEIÇÃO DE 2008;ALGUNS VEREADORES ELEITOS DE ITAGUARA CONSEGUIRAM SE ELEGER COMPRANDO VOTOS....QUE ABSURDO

Anônimo disse...

De todas as eleiçoes pra prefeito em mucajai essa foi a mais absurda em compra de voto.principalmente o prefeito gordo lopes e seu pai deputado edio lopes.A justiça tem que fazer alguma coisa.

BlogCidadão & Cidadania disse...

Olha seenhores e senhoras, esse negócio de "Fichas Limpas e Sujas" é buscar galinha nas tocas das raposas armasenada, não existe só "fichas limpas e sujas", existe também partidos "Fichas Sujas", que aliás, são os mais sujas porque fazem acordos com grupos empresariais para financiarem aqueles cndidatos que eles preferem que sejam eleitosm as em troca de que? Mesmo porque estas empresas não "coopera" só com este ou aquele partidos! Elas "coopera" com todos os partidos para que qualquer um que ganhar, seus interesses estão garantidos e ninguem é sonso por estarem sendo usado e os exemplos estão lá com os Cachueiras e os Domoteses, e o cara financiou candidatos pelos os 4 cantos deste páis, e suponho até mesmo de judiciários e excutivos ou mesmo instituições religiosas, basta ver as mações de seus "proprietários" do Brasil e mesmo do mundo!

Por a caso tem geito de resolver esse negócio de Ficha Limpas e Sujas?
-Tem, e muito! Basta o Brasil regulamentar as candidatura voluntárias, eliminar financiamentos de campanhas, eliminar partidos políticos e permitir que entidades sociais, menos ONGs, tenham o direito de promover candidaturas, onde todos os procedimentos sejam rigorsamente averiguadas por um Conselho de verificação e Acompanhamento da vida pregressa das entidades e seus candidatos.
Não adianta consertar o Brasil se não consertar a si mesmo, gente!! E tem mais: abrir espaços na mídia para campanhas de forma rotativas, pribir colocação de paineis em residencias porque este tipo de campanha por serem remunerados nas escondidas, configura uma farça de gratuidade, mas no fundo, nofundo mesmo, é uma forma de compras de votos senhores, so o TRE não vê isso, por quê? criar espaços público especiais para promover candidatos

Anônimo disse...

olha povão concordo com vocês,que realmente o povo é burro em votar em ficha suja.Mais apesar da tecnologia e multiplas informações hoje sobre o assunto nosso índice de analfabetismo aqui no brasil ainda está na moda.Na verdade lamento mesmo é pelos nossos: tre/tse/tsj e a nossa justça brasileira que recebe rios de dinheiro para inpedir que isso venha acontecer aceitar esses caras de pau concorrer as eleições 2013/2014/2015 e assim vai indo,isso é um absurdo.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.