O pré-sal com recursos do FGTS

Recentemente o ministro Carlos Lupi anunciou que o governo adotava medidas para usar o FGTS do trabalhador com a intenção de financiar o pré-sal, mas logo em seguida foi desmentido pelo presidente Lula.
Eu não entendi. Se esse era um estudo ou uma estratégia do governo, e houve vazamento de informações até aí tudo bem. Mas se o presidente decidiu (mesmo!) não priorizar o assunto é, no mínimo, uma ineficiência do governo.

camada-pré-sal

No período em que foi promovido o acesso do trabalhador para comprar ações da Petrobras com os recursos do FGTS (e posteriormente, da Vale) esse se mostrou, de 2000 pra cá, o melhor investimento já realizado no mercado financeiro brasileiro.

Só para se ter uma idéia, quem aplicou na época R$1,000 (o mínimo era R$300) saiu com mais de oito vezes o valor. Nenhum investimento, seja em fundos, índices, títulos ou commodities, alcançou rendimento tão alto e superior sem alavancagem.

O que se alega entretanto entre os membros do governo é que, o brasileiro comum não tem noção para investimentos. Diferentemente dos EUA, onde lá todos os trabalhadores aplicam seus salários em papéis de várias empresas, o argumento aqui é de que os brasileiros médios, não suportariam nem meia hora de oscilação na Bolsa de Valores, se houvessem perdas. Haveria uma 'gritaria alta e generalizada', tanto por parte dos investidores quanto da sociedade e imprensa. E como esses recursos são atrelados à empresa em que o funcionário trabalha não haveria nenhuma possibilidade imediata da retirada do dinheiro. O ônus ficaria para o governo. Nenhum presidente quer passar por isso.

Para mim, tudo passa por uma re-educação financeira do brasileiro. Algo que, o governo não cogita pois demandaria muito tempo e custo alto de investimento. É uma pena, porque com a internet, o acesso à informação de qualidade para quem quisesse saber e investir tenderia a diminuir esses custos em um processo educacional. E para um povo tão sofrido como o nosso seria a evolução de que precisamos para finalmente ser 'um país de futuro'.

Eu diria até que, para esse povo, seria uma redenção.

Imagem: via Globo Online

2 Comentários:

Luma Rosa disse...

A comissão interministerial do petróleo para o ano que vem fixará um valor para as reservas e estes recursos serão transformados em ações da Petrobras, sim! É a única forma de não queimar o orçamento.

ZEPOVO disse...

Com certeza o brasileiro sabe investir, ao menos os que tem dinheiro para investir. O cidadão americano investe muito mais e já tem a poupança na cultura porque lá não existe previdencia do estado. Mas não é todo americano que pode ou sabe investir.
Que eu saiba o Brasil é o único país do mundo onde a poupança foi confiscada sem reação violenta popular. O fato fortaleceu uma tradição brasileira, investimento em imóveis.
Quanto ao pré-sal, uso do FGTS e outras declarações similares, todo cuidado é pouco, justamente por envolver ações, investimentos e bolsas de valores, tudo mais sensível que dente com nervo exposto...

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.