Seu candidato tem ficha suja? Em nome da Ética, não vote nele!

ficha-suja

As eleições chegaram. E com ela inúmeros candidatos que se reúnem em "grupinhos" planejando estratégias e artimanhas para iludir a todos nós, os eleitores. Acredito que todos vocês já estão cansados de ouvir as promessas desses "atores maquiavélicos" que se aproveitam de nossa boa fé para se eleger - e eu espero até que, este ano, os eleitores estejam mais espertos e não confundam mais boa fé com tanta ingênuidade.

A AMB entrou com uma ação de probidade contra os candidatos "fichados" que pretendiam se eleger por estarem com processos na justiça, e eu achei válida essa intenção. É evidente, e está mais do que na hora de que a Ética seja um compromisso real nesse país, e não apenas uma palavra dita ao vento nos palanques da vida.

Se esses mesmos caros que formam quadrilhas de corruptos, que metem a mão nos cofres públicos e usam de falsidade ideológica estarão de novo no governo desse país, para mim isso se caracteriza um crime. Um crime contra a honra e a decência de uma sociedade. Uma desmoralização total.

Infelizmente, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral (?), baseado na lei chamada de "presunção de inocência" avisou que eles poderiam concorrer sim, já que esses candidatos respondem processos, mas ainda não foram considerados culpados em última instância. É injusto.

É injusto que tenhamos que ver (e ter) de novo no poder, como representantes da sociedade, políticos com a ficha suja. É uma desmoralização total. Alguns partidos políticos anteciparam-se e vetaram a reeleição desses possíveis candidatos, mas outros partidos (a maioria) nem sequer cogitaram fazer isso. Seria "rabo preso?"

A justiça nesse país é uma gracinha. Os políticos são uma gracinha. O congresso é uma decepção e uma vergonha para a nação. A população, como sempre, é quem paga o pato. Eu fico pensando aqui nas pessoas humildes que compram produtos e, por uma questão de honra, pagam em dia para ter o seu nome limpo... Se não o tiverem nem sequer terão um emprego futuro.

A sociedade brasileira não merece esses representantes em seus bairros. Nem em sua cidade, e nem em seu país. Acordem pessoal! Vamos tirar esses caras do poder! Que o título acima seja mesmo o mote de uma campanha e de uma mobilização.

Veja a lista dos candidatos com ficha suja e para entender mais, vá a ONG Transparência Brasil. Vão lá, leiam, entendam, e não votem neles. O Brasil agradece.

Alguns blogueiros também escreveram e deram sua opinião sobre o assunto. Visitem-os:
(Saramar) Propaganda Eleitoral? Que nada! Veja a Folha Corrida
(Cilene Bonfim) Votar em Político Bandido é ser Bandido
(Cláudia Brum) Falando sobre Ética
(Pedro Ivo Martins) Procuram-se Candidatos com Ficha Limpa

E você também pode dizer o que pensa. Escreva sobre o assunto em seu blog e envie-me o link, que eu divulgarei aqui. A luta está apenas começando. Vamos fazer a nossa parte.

"Uma única voz não será ouvida, mas sua voz junto com a de muitos, com certeza, será!"

Por favor, Cliquem nos links:
Atualização (22/06/2010): O TSE divulgou a lista dos políticos com contas irregulares no TCU e, portanto, inelegíveis segundo o projeto Ficha Limpa.
Atualização 2 (23/06/2010): Já saiu a mais recente lista atualizada dos parlamentares com ficha suja. Fonte: Transparência Brasil.
Atualização 3 (13/10/2010): E saiba onde buscar informações sobre Fichas Limpas e Fichas Sujas nessas eleições.

35 Comentários:

Anônimo disse...

Essa lei não seria necessária se os brasileiros começassem a pesquisar sobre os candidatos....

Anônimo disse...

Por isso eu apoio a votação distrital e em um partido, nao num candidato.
Neto voce me passou um link, mas não veio completo.

Anônimo disse...

ola neto!

tudo bem,amigo? tambemandei fora uns tempos ...cheguei ontem...eu tava afim mesmo de no proximo post falar algo sobre politica. Boa idéia. Aqui, pra mudar, tem que nao votar.

um grande abraço

Anônimo disse...

Bom dia Neto.
Li sobre sua campanha no blog da Cilene.
Vou escrever também sobre o tema e divulgar.

beijos, bom domingo

Anônimo disse...

Importante o seu alerta,NETO.
Ainda temos que ter esperança de ter um país melhor.
Abraços e parabens!!

Claudinha disse...

Essa indignação é que devemos manter acessa, tal qual chama para nossos brios e moral. Sem isso como cobrar ética dos políticos que, mesmo que não tenham ganho nossos votos, temos de suportar? Enqto tivermos a capacidade de não naturalizar e acostumar com essa falta de vergonha teremos a capacidade de promover mudanças, nem que elas pareçam pequenas.

Tá aceito o convite e já postado.

Abração!

Saramar disse...

Oi Neto, publiquei o meu texto sobre o assunto.
Não é tão bom quanto o seu, porque o tempo anda fugindo de mim.
De qualquer forma, pedi para que esta campanha se espalhe, inclusive para fora da rede.

beijos, boa semana para você.

Fábio Mayer disse...

Neto,

Bela iniciativa, eu vou aderir à ela.

E quanto ao Serra, efetivamente ele fez muitas promessas acerca do trânsito paulistano, o que depõe contra ele, que não deve prometer o que sabe não pode cumprir.

O problema do trânsito, enfim, é insoluvel, embora o problema político não. Não votando em fichas sujas, começamos a melhorar os ares da nossa política.

Notei que você é torcedor do Sport. EU sou Coxa-Branca, mas fiz uma homenagem ao rubro-negro pernambucano quando da final da Copa do Brasil, procure lá em casa...

Anônimo disse...

Oi, precisa ter um data especifica??
Hoje amanha ou pode ser daqui uma semana??

Luma Rosa disse...

Neto, vou responder sua tag. Temos que tentar abrir a cabeça dos alienados. Aviso assim que postar! Beijus,

ANDEC Associação Nacional em Defesa da Democracia disse...

Neto,

Agradecemos sua visita e te parabenizamos pela campanha.
Esses fatos devem ser ao máximo divulgado. Sempre.
Como consta do blog de nossos amigos do MOVCC, 'o preço da liberdade é a eterna vigilância'.
Então, fiquemos atentos.

Ana Paula

Pedro Ivo Martins Brandão disse...

Pois é, Neto, vão faltar candidatos nas eleições de 2010 se o projeto passar no Congresso.

Pra este ano, apóio a idéia e ajudo a divulgá-la, mas não espero a compreensão do eleitor.

É isso, bom blog. Abraço.

Jonatas Oliveira disse...

Ótima campanha! Coloquei um link para ela no meu blog. O link é: http://www2.mixpoint.com.br/cafe/2008/08/stf-decide-amanha-se-barra-candidato-com-ficha-suja/

Ab's!

Podemos trocar links?

Anônimo disse...

É uma vergonha aqui em JOÃO ALFREDO/PE. O candidato da PREFEITA MARIA SEBASTIANA em JOÃO ALFREDO/PE, é SEBASTIÃO MANOEL DOS SANTOS. Esse homem tem contas irregulares e julgadas no TCU- TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO e também É REJEITADO NO TCE- TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO,. Também foi impugnado pelo pedido do MPPE- Ministério Público de Pernambuco, foi impugnado pela primeira instancia em joão alfredo-PE.

A JUSTIÇA ELEITORAL TEM QUE BARRAR ESSE FICHA SUJA, ELE É CORRUPTO SIM. ELE ESTAR NA LISTA DOS FICHA SUJA EM PERNAMBUCO.

ONDE ESTAR A JUSTIÇA ELEITORAL ?


É PRA BARRAR A CANDIDATURA DESSE SEBASTIÃO FICHA SUJA....

Anônimo disse...

AMARELA DE CORAÇÂO

Peço a vocês do partido da vovozinha que antes mesmo de falar do candidato da PREFEITA MARIA SEBASTIANA deve ser observado que ele esta sendo acusado das falcatruas não pagas do filho de SEVERINO CAVALCANTI JÁ FALECIDO, que quando prefeito fazia da prefeitura de joão alfredo uma baderna. maiores informações fale com pessoas que sabem do passado desse homem que antes do mensalinho ele já estorquia muita gente há muito tempo atrás.

Anônimo disse...

Olá, tudo bem?

Parabéns pela iniciativa de esclarecer o povo, mais infelizmente onde moro em CUITÉ na Paraíba, o mau sempre vence, o povo elegeu uma candidata que uma lista de crimes eletorais que dá inverja. Só pra ter uma ideia a chapa era o seguinte: a candidata com processos na justiça por compra de voto e outras coisinha mais, o vice dela a mulher foi cassada por compra de votos, o marido dela ex-prefeito cassado inelegivel- por desviar verbas federais e outras coisinhas que ainda rola na justiça. Acredito que minha cidade esta dominada não só por corruptos mais por uma grande quadrilha organizada. O outro candidato era limpo, mais o povo preferiu se iludir com promessas sem fundamento. Infelimente é assim...

Anônimo disse...

EM ITAGUARA,ALGUNS CANDIDATOS ELEITOS PARA O CARGO DE VEREADOR NAS ELEIÇÕES DE 2008 COMPRARAM VOTOS.É UMA VERGONHA.....
PRECISAMOS DAR UM BASTA NA COMPRA DE VOTOS.ISTO NÃO É DEMOCRACIA...........

Anônimo disse...

voto não se compra nem se vende;político que compra voto é safado e sem vergonha

Anônimo disse...

Brasileiros denunciem........................
É O FUTURO DE NOSSOS FILHOS QUE ESTÁ EM JOGO
chega de corrupção

Anônimo disse...

acorda povo brasileiro..................................................................................................................................................................................................................................................

............................................
ACORDA.

Anônimo disse...

Povo de itaguara fique de olho nestes vereadortes que se elegeram comprando votos.

Anônimo disse...

SEI QUE NESTA CIDADE DE ITAGUARA ALGUNS CANDIDATOS A VEREADORES NAS ELEIÇÕES DE 2008 COMPRARAM VOTOS POR 50,00 POR 30,00 POR TELHADO PAGANDO EXAMES PARA ELEITORES,LEVANDO EM HOSPITAIS NOS GRANDES CENTROS.É VERGONHOSO.JÁ A ELEIÇÃO DE PREFEITO FOI LIMPA.DE OLHO NESTA NOVA CÂMARA PESSOAL.É VERGONHOSO MAS ISTO ACONTECEU...
O POVO PRECISA SER MAIS POLITIZADO...ISTO NÃO É DEMOCRACIA

Anônimo disse...

Prezados, acredito que um dos modos de diminuir a corrupcão eleitoral, principalmente em relação à compra de votos, é acabar com o voto obrigatório. É pratica comum entre os politicos fazer doações em época de eleições, aqui em Manaus o Amazonino doou gasolina e ninguem provou que foi doação mesmo tendo um video que mostrava o crime, quando o eleitor não mais se sentir obrigado a votar (acredito que tambem o eleitor se conrrompe! infelizmente)não vai mais ser qualquer dez centavos que vai comprar um voto. A consequencia disso é que vai ficar mais caro comprar voto e tudo vai ficar ás claras: deu dez centavos que seja - compra de voto não tem como esconder. Trocando em miudos: a obrigatoriedade do voto mascara a compra de votos e permite a formação, acredito eu, do curral eleitoral.Vamos fazer campanha pra acabar com o voto obrigatorio?

Anônimo disse...

Caros colegas,para que dissipamos os gens podres que tanto nos degradam talvez tenhamos que esperar por mais uns duzentos anos, ou seja quatro gerações, pois esses gens são hereditários, creio inclusive que já existam cientistas em laboratórios criando antídotos e que sertamente irá distribuílos nas redes hidráulicas de fornecimento de águas e impercebidamente iremos ingeri-los.Mesmo quem se opor a eliminar, o gen da toda riqueza é minha e nada é da sociedade, terá esse mal destruído. Tomara que eu não esteja sonhando..! Sabemos também, que duzentos anos é muito mais perto que o nunca.A minha tamanha grosseria relata nada mais nada menos, que a falta de cultura, de educação,de sabedoria, de vários tudo de bom, que um povo precisa ter para que não mais tenhamos homens públicos ladrões,maquiavélicos,santinhos do pau oco...,eta BRASIL, eta brasileiros. Particularmente sempre votei consciente.

Anônimo disse...

ESSA É UMA CAMPANHA QUE EU VOU ASSUMIR TO PASSANDO ISSO TUDO ADIANTE

Anônimo disse...

Estou muito preocupado com a situação da minha cidade, Santa Cruz do Capibaribe-PE, os candidatos a deputado federal e estadual são fichas sujas assim na dá.

Unknown disse...

A Justiça brasileira de quem se esperava barrar os fichas sujas,pelo contrário, vem liberando-os, em todo o país. Essa justiça brasileira é uma vergonha nacional. A representações constituídas nacionais, após esta eleição, vai estar cheia "Fichas Sujas". Culpados:
01- A Justiça Brasileira, que os liberou.
02- Os eleitores coniventes e despolitizados, que os mandaram de volta.
NOTA: Enguanto perdurar essa restrita opção de votação (03 opções)vamos ter a cada eleição, essa aberração de fichas sujas eleitos.As opções de votar precisa ser ampliada, está arcaica.
Atenc.
Alexandre A. Neto-Belém-pa.

paulo disse...

É interesante,se um brasileiro tiver
com o nome sujo, ele não pode comprar
alguma coisa usando seu nome, esses politicos podém até se candidatar novamente isso é
uma vergonha.

Anônimo disse...

Mas kd essa tal lista que ninguem acha? depois que passar a eleição não adianta mais....

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Sugiro que passemos também a exigir ‘FICHA LIMPA’ da imprensa profissional, já que eles exercem um munus público, têm isenções várias e usam papel-imprensa livre de impostos, além de cobrarem uma baba para publicar qualquer edital ou propaganda oficial e funcionarem sob regime de concessão de serviço público. Cassemos as concessões das empresas de mídia que tiverem ‘FICHA SUJA’, já que eles exigem ficha limpa dos políticos … (dando o exemplo). Proponho desde já a campanha:

“VAMOS COBRAR FICHA LIMPA DA IMPRENSA SUJA”

*(Recordo que várias delas responde por reclamações trabalhistas, fiscais, cíveis e criminais, nas quais muitas vezes são condenadas. Boa parte delas também consta no cadastro dos GRANDES DEVEDORES da previdência e da receita federal. Se pagassem o que devem, sobraria mais para escolas, hospitais etc )

Anônimo disse...

infelizmente, estou aqui, perdendo um tempão, só para descobrir e quem eu posso votar. Isso é justo? Os caras vão pra lá ganhar um dinheirão, só pra colocar no bolso e nós brasileiros ainda temos que perder tempo escolhendo o menos safado pra colocar lá. Eu não mereço isso....

Jaime Melde Oliveira disse...

Aqui em nosso pequeno e novo município (Paranhos MS)Há um candidato que teve suas contas reprovadas pelo TCU já foi prefeito por dois mandatos, desviou infinitos recursos públicos e agora quer ser candidato novamente como vice prefeito, o pior é que a maioria dos eleitores "endeusam" esse mau caráter, nos organizamos, juntamos todos os partidos de esquerda e até uns que eram tradicionalmente parceiros deste bando e lançamos nosso candidato a prefeito, ficou assim: Um partido recheado de caciques ficou sosinho enós com todos os outros partidos organizados no município xompomos uma coligação, estamos firmes, mas sabemos que é dificil

Anônimo disse...

julinho do aeroporto ta comprado votos na nova esperança .ele esta fazendo rede de esgoto nas ruas .e ligando na principal onde esta calçado ...na rua souza e filho e ja fez isso e politico sujo ou não.

Anônimo disse...

em pequenos municipios o povo sofre com fichas sujas ,por ter um nivel mais baixo de educação ,os eleitores são iludidos, descriminados e ate forçados a votar em fihas sujas, tem uns que ja estão a mais de 12 anos no poder e nada muda, nimguém faz nada para ajudar esse povo que sofre nas mão de fichas sujas.....

Anônimo disse...

sera precisamos mesmo votar nestes caras deveriamos nao votar em ninguem soassim eles sentiriam a pressao do povo

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.