Cuidado com os falsos aparelhos de dentes

A noticia está correndo de boca em boca, e já está virando moda. Nas ruas do Recife, e em toda a região metropolitana, o novo negócio do momento é a venda ilegal de aparelhos ortodônticos por pessoas não autorizadas. Considerado, anos atrás, como artigo de luxo, esse aparelhinho se popularizou. Faz tanto sucesso que agora virou "objeto de desejo de jovens preocupadas com a beleza", e que nem sabem que estão adquirindo um produto ilegal.

falso-aparelho-dentes

Comercializado pelas ruas, nas feiras e até em tabuleiros por camelôs, os ferrinhos nos dentes custa de R$ 30 até 100 reais, e crianças e adolescentes estão usando os aparelhos sem sequer ter passado por um profissional especializado (o dentista). Ignoram os riscos de contrair doenças, e até mesmo os defeitos sem a manutenção adequada do produto.

O CRO-PE (Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco) já informou as autoridades sobre a venda ilegal, e entrou com um ofício à Vigilância Sanitária e na Polícia Civil para coibir o crime. Segundo relatos de quem adquiriu o falso aparelho de dentes, eles disseram que não sabiam se quem os vendeu eram de fato dentistas ou não, pois eram atendidas por pessoas com a "roupa toda branca". Além do fato de existir falsos dentistas colocando aparelho nas casas das pessoas e nas ruas, o uso dos produtos não vai surtir nenhum tipo de correção dentária no paciente, pois profissionais médicos afirmaram que, antes, é preciso fazer um estudo da necessidade de cada pessoa.

Veja abaixo os cuidados que você precisa ter antes de colocar um aparelho ortodôntico real, segundo o CRO-PE.

- É examinada a oclusão (forma de morder) do paciente para o diagnóstico.
- É realizada uma avaliação clínica por um profissional.
- O paciente deve receber a prescrição para fazer um exame radiológico completo.
- Após os exames, volta-se ao consultório para a colocação do aparelho.
- A manutenção do aparelho deve ser feita de três em três semanas.

Portanto, fiquem atentos! Qualquer utilização fora disso é inapropriada, e é uso irregular da profissão de dentista.

28 Comentários:

Elisa disse...

Segundo relatos de quem adquiriu o falso aparelho de dentes, eles disseram que não sabiam se quem os vendeu eram de fato dentistas ou não, pois eram atendidas por pessoas com a "roupa toda branca".

Caso de polícia mesmo!

Sabooor Morããããngu disse...

Ouvi falar que a gente pode fazer um aparelho dental em casa com todos os objetos como fio , pédrinhas , alicate , essas coisas .. é arriscado ? pode machucar os dentes ou estragar eles e deixa-los como eu posso dizer .. um desparelho do outro ?

Anônimo disse...

afs eu quero colocar mais nao preciso pois acho mt bonito meu irmao colocou e eu acho mt linduh é de enfeite mais msm assim eu vou colocar porque no dele nao aconteceu nada de ruim

Anônimo disse...

Conheço uma pessoa que colocou esse tipo de aparelho e estragou o belo sorriso que tinha,os dentes dela estão tortos e agora ela não sorri com segurança...é sério.

Anônimo disse...

Aqui Onde eu Moro varias pessouas colocaram esse Aparelho Falso nao tiveram nenhuma Complicação aqui e no valor de 30 reais para colocar e 5 reais para mudar a cor Ficou indentico a esse de verdade a unica coisa que nao paraçe de verdade e por causa que nao tem o Anel Tambom fica a Dica #

Anônimo disse...

onde colocam eu quero por pq acho lindo mais num prescisoo . alguem me ajude

Unknown disse...

gostaria de saber se pode afetar a carga dentaria e pode ocorrer o desligamento das pecas e ser ingerido pelo usuario.

Anônimo disse...

eu coloquei esse aparelho falso e to quase 6 meses aconteceu nada comigo!

Anônimo disse...

eu sou louca prá saber onde vende, eu já vii muitas pessoas reclamando disso. mais isso éh a pior besteira deixa o povo see amostrar um pouco oxi.. eu uso mais o meu éh original, i eu nem preciso

Unknown disse...

Eu coloquei o meu aparelho, embora eu nem precise, mais ficou legal o meu. e não me aconteceu nada. é normal só doi um pouquinho na primeira semana. depois tudo tranquilo.

Anônimo disse...

onde acho essa bujingânga ai?

Anônimo disse...

Eu podei esse aparelho. E não aconteceu nada com migo ficou muito lindo..

Anônimo disse...

pretendo colocar porque acho bonito....

Anônimo disse...

gostaria, de comunicar a vocês que é uma imensa burrice colocar aparelho sem que hja necessidade, você colocaria um marcapasso no coração sem ter necessidade? acredito que não, pois então usar um aparelho sem a necessidade é a mesma coisa, vc esta afetando um orgão do seu corpo, e automaticamente sua saúde, seja inteligente, procure o dentista de faça exatamente oque deve ser feito.

Anônimo disse...

eu tenho aparelho removivel e acho fixe !!

Anônimo disse...

Eu queria bota o falso pq eu, precisodo verdadeiro so quero por, pq acho mt linduh

Anônimo disse...

Aqui algumas pessoas usam aparelhos falsos e não aconteceu nada... pretendo colocar

Anônimo disse...

Eu vou colocar um, não tem nada a ver isso só deve ser dentistas peredendo a freguesia!!!

Anônimo disse...

Eu qero colocar tambm, pois acho muito lindo, alguem me diz aonde conseguir!!!

Anônimo disse...

Quero Por Aparelho Mais Num Sei Onde Coloca :/

Unknown disse...

eu ja coloqei o aparelho falso e nao aconteceu nada comigo e onde eu moro e 80 reais pra colocar...............

Anônimo disse...

Coloquei essa semana ta doendo pra caramba ,tou com pouco de medo :/ custou 40 R$

DJ LAPÃO O MELHOR DO BREGA disse...

Isso é tudoo mentiraa Aki Onde Eu Moro Varios Botao Esses Falsos Claro qe tem qe ter limpesa ele usa luva fluor e todos materias mais na é dentista todos sabem e fica perfeito guando ele coloca fica parecido com qe o dentista formadoo coloca isso é inveja e tambem porq taa perdendo freguecia kkkkk

Anônimo disse...

Na onde acho .. quero colocar tenho mta vontade so coloquei em baixo mais quero por em cima so q eles n colocam :/

Anônimo disse...

O diota é aquele que põe aparelho falso de trinta reais e nao paga 100 de manutenção pra um profissional ai depois de tres ou quatro meses vai ganstar mil reais porq estragou os dentes com cola superbonder

Anônimo disse...

Amigo,eu botei o aparelho falso,já vai fazer um mês q eu to com o aparelho e ate agora não me aconteceu, quando eu fui botar o aparelho falso,nao foi no camelo,e sim na casa do meu colega,e o meu custou R$60 reais, antes dele colocar o aparelho primeiro ele botou um negocio para branquear o meu dente e depois ele colocou uma cola liquida "mais não e super bonder" poiser, essa cola líquida mais e de aparelho mesmo ai depois ele botou uma outra cola nas pedrinhas e colou no meu dente e depois ele botou o arco e depois ele botou a liguinha .....

Unknown disse...

Eu aqui doida pra acabar o tratamento e tirar isso da boca e gente querendo colocar!Se ta doendo os dentes esse negocio ta movimento eles!Cuidado!!

Unknown disse...

Vcs acham bonito der dente torto e ter q usar aparelho e ainda adquirir várias feridas na boca cmp aftas inflamação e etc pq do ferro?? Eu preciso usar infelizmente eu não qro usar pq não qro ter uma boca machucada mas se é por bm d minha saúde bucal fzer oqq ! Não q eu tenha dentes tortos pq o aparelho não é só pra isso serve tbm pq d mordida dentes encavalando e etc! Ai vem o povo cm essa moda affz q povo burro td por blz affz

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.