Inflação: o oportunismo do PSDB e a indecisão do PT

Em política, quase todos os partidos ganham rótulos. O PSDB, por exemplo, ficou conhecido como o partido que vive sempre em cima do muro. Se deu na última eleição quando, com uma antecedência mínima de 2 anos, o país inteiro já sabia que Serra seria o candidato, mas o anúncio ficou para a última hora, o que permitiu o avanço da Dilma. Porém, apesar da fama de partido indeciso, o PSDB não parece ser o único, o PT também age assim.

dilma-empresários

O novo governo de Dilma Rousseff começou funcionando bem, conquistando o apoio de vários setores da oposição, desde a falsa mídia até os eleitores de Serra, Marina e os de Kassab. Por estratégia dos marketeiros, ou não, Dilma posicionou-se diferente de Lula nas questões sobre política externa e mandou bem. Estranhamente, no entanto, o ponto fraco do governo dela está no desenvolvimento das ações na área econômica. É no combate à inflação que o PT não convence sequer os aliados. As últimas ações do ministro Mantega foram tímidas e insuficientes e, na Economia, o posicionamento do PT lembra o mesmo do PSDB na política: ruim.

Consciente que os resultados até agora não são dos melhores, Dilma veio à público e falou sobre as projeções do Banco Central, apostou na reversão das expectativas e fez um discurso firme de combate à inflação, mesmo assim, o mau humor dos investidores continuou e a Bovespa, até agora, só faz cair, influenciada pelas incertezas criadas na política de combate à inflação.

Apesar de o PSDB, hoje, estar aproveitando-se do assunto para tumultuar (no "torce contra"), mais do que palavras, o governo Dilma precisa de fato agir. A inflação é um mal e um perigo constante e, ao menos agora, está faltando credibilidade ao Ministério da Fazenda, tanto no discurso como na ação.

2 Comentários:

NQBFQT disse...

Neto,

Neste exato momento (acredito!), a presidente Dilma está vivendo um dilema: o Brasil precisa de altas taxas de juros para segurar a inflação, no entanto, a elevação desses juros pode tornar o REAL supervalorizado, por que atrai ainda mais dinheiro estrangeiro.

Só para ter a ideia do perigo de nossa moeda ser supervalorizada, só nesses três primeiros meses do ano, entrou no país cerca de U$ 35 bilhões de dólares. Ou seja, muito mais do que no ano passado inteiro.

Óbvio que não é só com o Brasil que está ocorrendo isso. Uma enxurrada de investimentos dos países ricos e desenvolvidos está indo para todos os mercados emergentes e valorizando suas moedas - exemplo de Coréia do Sul, Chile, etc, mas a maneira pontual do Ministério da Fazenda agir e atacar a inflação até o momento, para mim, é a correta, pois eles estão atacando o capital especulativo. Não vejo nenhuma falta de credibilidade nessa conduta do governo.

Agora, é claro que você e eu, como investidores, sempre ganharemos dinheiro em qualquer que seja o cenário no Brasil, seja com Ele bem ou com Ele mal. Porém, conhecendo-o como eu o conheço, sei que você torce mesmo é pelo sucesso, pela estabilidade e pelo crescimento do Brasil. O que eu tambem torço.

Abraço!

Fábio Mayer disse...

O PSDB está apenas repetindo o comportamento do PT, que, quando oposição, torcia contra o país, torcia pela inflação, torcia pelo desastre do país... e isso inclui seu líder maior, Lula.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.