Imagine a cena:
Dentro de uma agência bancária lotada, um homem que aparenta ser apenas mais um cliente observa todos a sua volta. Munido de um celular, ele posiciona-se na fila do caixa e, disfarçadamente, monitora os saques realizados pelos outros. Minutos se passam até que ele vê uma grande quantia em dinheiro sendo sacada por alguem, daí pega o celular e faz uma ligação. Do lado de fora da agência, o seu comparsa recebe a ligação e o "recado". Então, espera a saída do cliente que sacou a vultosa grana para atacá-la.
Esse tipo de assalto muito conhecido como "saidinha de banco" tem sido frequente em todo o país. Já está virando uma rotina nas agências bancárias, e de cada 10 vítimas dos assaltantes 7 encontram a morte. Os bandidos, a cada dia, ficam mais espertos e estratégicos; hoje, eles dão um tempo para que o cliente (a vítima) se afaste das imediações do banco para pegá-la.
Por segurança, alguns bancos implantam câmeras em sua área externa para monitorar, mas há quem diga que não funciona, e que facilita ainda mais para os ladrões. Em todo o Brasil não há nenhuma lei federal que coiba o assalto do tipo "saidinha de banco", e apenas alguns municípios como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Paraíba e agora Minas Gerais, proíbe o uso de celulares dentros das agências bancárias.
O conselho que eles dão é "evite saques em quantias elevadas".
Para ajudar você a evitar este tipo de situação, a PM-SP divulgou em seu site algumas dicas que repliquei aí abaixo. Aconselho-as a ler e guardar. Para nossa segurança (que só quem faz somos nós mesmos!) pode ser importante:
1º - Evite sacar grandes quantias em dinheiro. Prefira usar as opções como transferências bancárias (DOC e TED) e pagamentos eletrônicos.
2º - Caso seja realmente necessário sacar, escolha agências em locais movimentados, dentro de shoppings ou supermercados.
3º - Evite retirar dinheiro em dias de pagamento (5,10 ou 20 de cada mês).
4º - Evite criar uma rotina. Não frequente a agência bancária sempre nos mesmos horários.
5º - Antes de sacar, observe o ambiente. Se avistar alguem suspeito nos arredores ou dentro da agência, desista e avise a Polícia Militar através do 190.
6º - Caso seja surpreendido pelo criminoso, não reaja. Entregue o dinheiro, entre em contato com a PM e dirija-se à delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência.
Dicas fonte: Polícia Militar-SP
2 Comentários:
Realmente, boas dicas para evitar de ser roubado...
Fique com Deus, menino J. Neto.
Um abraço.
Vou passar essas dicas as pessoas aqui de ksa, pq esses assaltos são o que mais acontece por aqui, alias em toda cidade grande principalmente nas pequenas. Cade a policia nas ruas??? somem nessa hora. Podendo ser um arrombo enorme no orçamento.
vlw
Postar um comentário
- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.