Como evitar o assalto conhecido como "saidinha de banco"

Imagine a cena:

Dentro de uma agência bancária lotada, um homem que aparenta ser apenas mais um cliente observa todos a sua volta. Munido de um celular, ele posiciona-se na fila do caixa e, disfarçadamente, monitora os saques realizados pelos outros. Minutos se passam até que ele vê uma grande quantia em dinheiro sendo sacada por alguem, daí pega o celular e faz uma ligação. Do lado de fora da agência, o seu comparsa recebe a ligação e o "recado". Então, espera a saída do cliente que sacou a vultosa grana para atacá-la.

saidinha-banco

Esse tipo de assalto muito conhecido como "saidinha de banco" tem sido frequente em todo o país. Já está virando uma rotina nas agências bancárias, e de cada 10 vítimas dos assaltantes 7 encontram a morte. Os bandidos, a cada dia, ficam mais espertos e estratégicos; hoje, eles dão um tempo para que o cliente (a vítima) se afaste das imediações do banco para pegá-la.

Por segurança, alguns bancos implantam câmeras em sua área externa para monitorar, mas há quem diga que não funciona, e que facilita ainda mais para os ladrões. Em todo o Brasil não há nenhuma lei federal que coiba o assalto do tipo "saidinha de banco", e apenas alguns municípios como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Paraíba e agora Minas Gerais, proíbe o uso de celulares dentros das agências bancárias.

O conselho que eles dão é "evite saques em quantias elevadas".

Para ajudar você a evitar este tipo de situação, a PM-SP divulgou em seu site algumas dicas que repliquei aí abaixo. Aconselho-as a ler e guardar. Para nossa segurança (que só quem faz somos nós mesmos!) pode ser importante:

- Evite sacar grandes quantias em dinheiro. Prefira usar as opções como transferências bancárias (DOC e TED) e pagamentos eletrônicos.
- Caso seja realmente necessário sacar, escolha agências em locais movimentados, dentro de shoppings ou supermercados.
- Evite retirar dinheiro em dias de pagamento (5,10 ou 20 de cada mês).
- Evite criar uma rotina. Não frequente a agência bancária sempre nos mesmos horários.
- Antes de sacar, observe o ambiente. Se avistar alguem suspeito nos arredores ou dentro da agência, desista e avise a Polícia Militar através do 190.
- Caso seja surpreendido pelo criminoso, não reaja. Entregue o dinheiro, entre em contato com a PM e dirija-se à delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência.

Dicas fonte: Polícia Militar-SP

2 Comentários:

Daniel Savio disse...

Realmente, boas dicas para evitar de ser roubado...

Fique com Deus, menino J. Neto.
Um abraço.

Unknown disse...

Vou passar essas dicas as pessoas aqui de ksa, pq esses assaltos são o que mais acontece por aqui, alias em toda cidade grande principalmente nas pequenas. Cade a policia nas ruas??? somem nessa hora. Podendo ser um arrombo enorme no orçamento.

vlw

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.