Mais transparência para a justiça

A vice procuradora eleitoral, dra. Sandra Cureau, a quem dispenso falar do currículo, a meu ver, me parece tendenciosa. É óbvio que, segundo a lei eleitoral, o presidente Lula erra ao fazer campanha para sua candidata Dilma Rousseff. E eu, como apreciador do Estado Democrático de Direito, também não concordo com essa atitude do presidente em peitar a legislação brasileira - embora achando que ele deve ter seus motivos para fazer isso.

sandra-cureau-mpe

Talvez o maior desses motivos de Lula seja o fato de que, infelizmente, a justiça no Brasil é muito lenta para atuar, e por vezes, é tolerante e conivente com crimes e criminosos. Há mais de 20 anos que falam em uma reforma do judiciário e ninguém até hoje teve (ou tem) sequer coragem para iniciá-la.

O judiciário brasileiro, além de moroso, aceita favores (quem não lembra do Lalau?). É o que se deduz claramente nos casos em que se vê celeridade para as pendengas de poderosos e endinheirados, e lerdeza para os processos dos menos favorecidos. No país, fazem até piada dizendo que a justiça é para "poucos". Não duvido.

Embora isto não sirva de argumento para as atitudes e falas do presidente Lula, é interessante observar também o caso da vice procuradora eleitoral, a dra. Sandra Cureau.

Uma representação do PT contra José Serra e o PSDB por propaganda antecipada, no MPE (Ministério Público Eleitoral), teve exatos 89 dias para ser protocolada, e ainda foi adiada algumas vezes porque o MPE "esqueceu" de colocar as cópias das inserções e suas transcrições. No mesmo período, uma representação do PSDB contra o blog "Amigos do Presidente Lula" pelo mesmo motivo (campanha antecipada) teve somente 13 dias para ser deferida. A pergunta que fica é: porque a celeridade no caso do PT e a lentidão no processo contra o PSDB? Eis aí "os pesos e medidas" do MPE

Mais: o que você acha que aconteceria com um advogado se ele perdesse a causa de seu cliente por algo assim? Resposta: se um advogado é relapso e "esquece" de juntar as provas do pedido judicial, causando a declaração de inépcia da ação, é motivo de processo ético contra ele.

A saber, inépcia da ação é um erro primário. É motivo de chacota entre os colegas. Não se admite tal erro, até mesmo quando somos acadêmicos. Imagine então um engenheiro esquecer de calcular as vigas da obra; um dentista esquecer de aplicar anestesia no paciente, um ator esquecer de decorar a fala do personagem, etc.

8 Comentários:

Tarcisio Passos disse...

Não sou afeito nem ao PT nem ao PSDB, mas não creio que a dra Cureau esteja sendo tendenciosa, pois isso compromete seu trabalho.

Acredito que ela está extrapolando e apenas não se atendo aos autos.

Abraços Neto!

Cesare Le disse...

A imprensa paulista (leia-se a Folha SP, a Veja, o Estadão e outras), desde a época de Geraldo Alckmim, que tentam emplacar na presidência um governador de São Paulo. E para isso à tudo eles se prestam.

Os textos, chamadas e artigos escritos por operários-padrão dessas empresas já deixam visíveis os interesses dos seus patrões, a intenção para que não votem no PT, as sugestões maliciosas e as mensagens subliminares.

Felizmente, o povo já não é mais bobo.

Fe D'umbra disse...

Estamos passando um momento em que nenhuma autoridade pública pode dar sua opinião, pois poderá sofrer ataques.

Numa eleição apertada como essa, onde os principais candidatos estão tecnicamente empatados, qualquer erro ou descuido será sobrevalorizado pelos oponentes na incessante busca por ampliar margens nas pesquisas. Este é (ou foi) mais um desses casos.

Fábio Mayer disse...

O Ministerio Público é feito da mesma matéria-prima da Justiça: seus integrantes são quase todos de classe média alta ou alta, que antes de alçados aos cargos, jamais trabalharam e jamais experimentaram a vida real dos mortais.

E as classes média alta e alta no Brasil, são corporativistas e elitistas, elas defendem a si mesmas antes de pensar nas demais, isso é histórico.

Mas NADA justifica o descaso à Lei empreendido pelo presidente Lula, cujo exemplo ruim envergonha a qualquer pessoa decente deste país.

Não tenho argumentos nem provas nm indícios para dizer que existem dois pesos e duas medidas a partir da atuação desta procuradora... porém, conhecendo o Ministério Público e a Justiça, se houver, não me surpreende...

PR Iuris disse...

Os motivos que o Lula tem para violar a lei, sejam quais forem, não justificam qualquer atitude que ele tem tomado, junto com todo o PT desde o início... e falo das atitudes que parecem querer que a CRFB/88 seja rasgada.
Nessa campanha, não é diferente, ele chegou a dizer que quando sair "lutará" para acabar com a "pressão" que o TSE tem sobre os partidos (sem comentários)...
O pior é saber que a Dilma vai ganhar, mesmo com tudo o que continua acontecendo, isso é que é péssimo.
Beijo Neto, saudade sempre de conversar contigo.

Janaina disse...

Neto,vim aqui para te desejar um Feliz dia do Amigo apesar do atraso,obrigada por existir,beijos.

ZEPOVO disse...

O jogo é assim e não me venham dizer que não é um jogo.
E o que está em jogo é o futuro do Brasil e a felicidade dos brasileiros.
O Brasil avança ou fica estagnado.
Lula o PT e a maioria dos brasileiros pensa assim, acreditamos e defendemos nossos ideais.
O Pres Lula vai andar raspando no limite, vai arranhar superficialmente a Lei; E isso não é uma questão de estar certo ou errado, mesmo porque ninguém pode estar certo contra a Lei.
É uma questão do que precisa ser feito, do que o momento exige de quem tem uma tremenda responsabilidade como o Pres Lula tem. Não só como Presidente, mas como lider de uma Nação que espera justamente isso dele!
E tem que ser assim porque nossa Justiça é falha, lenta e tendenciosa, já foi usada e manipulada diversas vezes; Verdade que o MP mais cedo o mais tarde restaura sempre a Justiça, mas no caso, mais tarde será fatal!
O Pres. Lula precisa correr o risco pessoal de arranhar a Lei porque nossos adversários fazem pior todos os dias, tramando, subornando e contando com integrantes do MP que muitas vezes não percebem bem o escopo de seus poderes.
Não, Lula não está certo quando "arranha" as Leis e como os grandes homens da história vai pagar por seus pecados, mesmo os cometidos pelo o bem comum...
No popular, vivemos o absurdo, o erro e a vergonha de não acreditarmos na Justiça, no MP; Isto é uma coisa muito perigosa que já está revertendo contra o Brasil e contra o povo que é quem paga a conta, sempre.
Mas se o pão está ruim é culpa do padeiro...

Carlos Emerson Junior disse...

Não sou eleitor nem do Lula e seu PT e muito menos do Serra e o PSDB. Mas o presidente dá o exemplo, antes de mais nada.
E que belo exemplo ele está deixando...

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.