E-CPF e E-CNPJ: porque você precisa ter um

Na medida em que cresce o e-commerce e as transações online, e mais e mais pessoas passam a usam os serviços de internet banking, é preciso tomar alguns cuidados nesse mundo virtual. Hoje, eu recebi o meu 1º certificado digital - o E-CPF. Para quem não o conhece, os benefícios dele são vários.

certificado-digital

Além de fornecer acesso rápido à documentos criptografados, com o E-CPF por exemplo, a gente assina contratos virtuais sem a necessidade de visitar o cartório ou de reconhecimento de firmas. Ele também garante a autenticidade de arquivos enviados por e-mail.

Nesta época em que vândalos, crackers e falsários, estão a todo instante praticando ilicitos na web e roubando senhas dos internautas, ter um certificado desse porte não só aumenta a segurança como dá-nos igualmente mais tranquilidade nos processos. (Ex. faça um teste e veja se você sabe identificar um site de phishing de um site real)

3 Entidades no Brasil estão autorizadas a emitir os certificados digital: a Certsign, a Serasa e o Serpro. Eu fiz o meu pelo Certisign. O E-cpf (para pessoas físicas) e o E-cnpj (para pessoas jurídicas) serve para dar segurança, tranquilidade e garantia em todas as transações realizadas online, e principalmente no site da Receita Federal. Conheça os serviços e as formas de adquirir o seu aqui. Forte abraço! :-)

6 Comentários:

Daniel disse...

É um serviço be interessante para quem tem a coragem de fazer transações financeiras pela net. Lhe respondi o e-mail. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Daniel Savio disse...

Interessante, mas principalmente o e-CNPJ, por causa da profileração de empresas digitais...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Ricardo Mendes Jr disse...

com um e-cpf eu poderia evitar o registro de cpd no cadastro das lojas virtuais ou dos serviços de pagamento digital?

Daniel disse...

Tem texto meu no Só Pensando. Um abraço.

http://so-pensando.blogspot.com/2010/05/e-que-seja-eterno-enquanto-dure.html

Neto disse...

@Ricardo
Nos serviços de pagamento digital eu já uso. Em cadastros online apenas em sites e serviços do governo. Você pode obter mais informações nos links, ok. Abraços.

Roberto Hyra disse...

Boa dica Neto!

Vou participar!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.