Rio: favelas, chuvas e uma tragédia anunciada

O que aconteceu no Morro do Bumba no Rio, era uma tragédia anunciada. A comunidade estava ali há mais de 30 anos e, entre 1970 e 1981, o lugar era um verdadeiro depósito de lixo do municipio. A catástrofe no Rio de Janeiro não é a chuva, mas a 'política urbana da cidade' que leva as pessoas à ocupação irregular. E não é nenhuma falha dizer que há uma política pública urbana na cidade, ela existe, mas é voltada somente para a valorização e a especulação imobilíaria.

chuva-tragédia-rio

Historicamente, todos sabemos que os governos fazem regulamentações e investimentos apenas para os territórios das classes média e alta, gerando valorização nessas áreas, e relega à população de baixa renda os terrenos não ocupados. Que eu saiba ninguem mora num barranco porque é legal ou porque tem vista para o mar. Mora ali por falta de opção, de transportes e de infra-estrutura.

Eu acredito que o Brasil poderia tentar resolver essa situação de outra maneira: Já que não há como resolver o problema do risco das moradias sem fazer remoções ou realocações, e que não há um plano diretor de remoções das pessoas desses lugares, então porque não fazer um plesbicito, uma consulta popular na época das eleições? À semelhança dos EUA, o Brasil pode adotar a prática de incluir perguntas sobre esses temas nas cédulas eleitorais, para que a população possa decidir pelo voto o que será feito.

Sabemos que dinheiro não falta ao país, o que falta é organização, e fazendo um debate com as entidades e com a sociedade, o ônus de qualquer mudança não iria para os prefeitos, ficaria com a comunidade.

O amigo Fábio Mayer escreveu um post imperdível onde ele descreve e desnuda a verdadeira realidade do Brasil, e alerta para os perigos que pode surgir, sob o clima da Copa e das Olímpiadas na cidade. Vale a pena ler o texto dele. E fica aí a dica.

Créditos da imagem: G1

7 Comentários:

Daniel disse...

O que aconteceu no Rio, São Paulo e Santa Catarina é o resultado do crescimento desordenado, inresponsável e sem planejamento. Os governos em todos os níveis devem urgentemente adotar uma polítca pública de infra-estrutura nas cidades urgentemente. Reenviei o texto novamente. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Roberto Hyra disse...

Neto

Primeiro existe a invasão e as ocupações irregulares, depois, o governo quando se vê diante do "fato consumado" tem que levar luz, água, saneamento, etc. Ou seja, acaba oficializando a invasão.

É por isso que eu acredito que uma política de realocação não termina com um reassentamento digno. É preciso que exista responsabilidade e segurança no local para que as pessoas não acabem voltando. Mas a ideia citada é boa sim, e faz sentido.

Elisa disse...

Não adianta remover essas pessoas e deixá-las em escolas e abrigos com as migalhas do governo. Morei no Rio e sei que quase ninguem quer sair dos morros porque o local é perto de onde trabalham ou da escola dos filhos, mesmo sendo de risco.

O problema é a negligência dos governos e alguma coisa precisa ser feita urgentemente antes que a tragédia aumente.

Valdeir Almeida disse...

Neto,

A questão é muito complexa. Quando algo começa mal é necessário um projeto muito bem elaborado para resolver o problema. É o caso das favelas construídas em lixões ou em terrenos não regularizados.

Tenho acompanhado a catástrofe no Estado do Rio. Estou triste, muito triste. De fato, o problema se arrasta há muitos anos. São vários governos omissos, vários partidos que se calaram diante da situação. Por que eles sempre empurram o "problema com a barriga"?. O resultado agora está aí: desastre.

Agora, não há mais como procrastinar. É necessário que haja um efetivo plano de remoção desses moradores para habitações decentes. Dinheiro para isso o governo tem. E como tem.

Neto, meu amigo. Muito obrigado pelas felicitações que você deixou no meu blog em comemoração aos 2 anos do meu Ponderantes. O blog me ofereceu tudo aquilo que está no meu post e alguns pouquíssimos amigos pessoais, como você. Isso mesmo, não o considero um amigo virtual, mas sim pessoal.

Abraços e um excelente domingo.

Fábio Mayer disse...

Hoje vi uma foto da Cidade do Cabo, que tem a topografia muito parecida com a do Rio de Janeiro, além de renda per capita próxima.

Nenhuma construção em encostas! O que significa que é possivel, sim, a um país pobre cuidar desses aspectos, desde que aja vontade política.

Enquanto no Brasil tivermos a moradia como uma moeda e troca eleitoreira, a situação não vai melhorar´. Moradiadeve ser tratadade modo tecnico, e o Brasil levará no minimo 20 anos para chegar a uma situaçõ próxima do aceitável, isso se começar a trabalhar já e agir com o rigor que a situaçao exige.

Irene disse...

Olá, Neto !!!

A situação do Morro do Bumba foi lamentavel e tragica. Alias, concordo com vc qnd diz que deposito de lixo não é lugar para estabelecer uma moradia. Acredito que o erro foi a defesa civil não ter se empenhado em fiscalizar as construções ilegais com maior intensidade e dedicação. E a verdade é que a fiscalização de construções irregulares é precária em todo o Brasil. Pelo menos, esse episodio tragico serviu de alerta para todas os Estados no sentido de reforçar as fiscalizações e não "fecharem os olhos" para as construções irregulares.
Atualmente, o Governo do Estado do Rio e as prefeituras do referido Estado já estão desapropriando as casas em situação de riscos...já existem projetos para indenizar as casas desapropriadas....os desabrigados estão sendo levados para abrigos ou casas de parentes, o governador chegou a falar em inserir esses desabrigados no projeto "aluguel social" até que seja concluido as obras de novas moradias para reassentá-los em locais mais seguros, o Rio vai receber uma verba para investir em melhorias nas questões de infra-estrutura das comunidades, os bombeiros estão trabalhando dia e noite para resgatar corpos e a população está se mobilizando para ajudar os desabrigados com alimentos e trabalhos voluntários. Enfim, acredito que o Rio começou a se reerger e, desta vez, carrega um importante aprendizado: vigiar para que as moradias não sejam construidas de forma irregular.

Li o texto que vc indicou....estava muito bem escrito !
Ahh....eu tbm fiz um post sobre esse assunto....juro que eu não quis te imitar (rssrsrsrs)...nem ia escrever sobre essa tragedia ocorrida no Rio, mas a situação foi tão chocante que eu senti a necessidade de expressar, em algumas palavras, as minhas impressões acerca desse caos.

Um enorme abraço !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se cuida !!

Daniel Savio disse...

Cara, é infelizmente, é esta classe de necessitados que os politicos ganham os votos para se eleger...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.