Essa tal da classe C

Sabe aquele cara barrigudo, que anda na rua todo suado com a camisa desabotoada e vive mastigando um palito de dentes na boca como se fosse sobremesa após o almoço? Pois é, esse individuo faz parte daquele grupo social conhecido por "Classe C", e é a classe que mais cresce no país.

classe C e D

Como lembrou o governador Eduardo Campos, numa entrevista aqui em PE, foi graças a essa "massa" de gente que o Brasil conseguiu sair ileso da mais recente e perigosa crise financeira. E o governo do PT de Lula fez bem em investir no nosso mercado interno, abrindo espaço para essas pessoas que antes viviam excluídas e esquecidas - e só eram lembradas em períodos eleitorais como agora. Hoje, esta classe social, é a 'menina de ouro' das médias e grandes empresas que investem e querem faturar alto.

A prova de que foi bom investir 'nela' é que já há uma estimativa de que, para este ano, o PIB brasileiro deve ser superior a 5%. O consumo está em alta, a inflação sob controle, e a demanda ainda é enorme.

Não é dificil reconhecer as pessoas desta classe social pelas ruas. Basta ir ao shopping, pois agora elas passeiam em família e vivem por lá (geralmente é a mãe, o pai e seus 5 filhos), carregam sacolas de compras de um lado para outro e consomem de roupas de grife a supérfluos, chegando a parcelarem suas compras em até 22 vezes no cartão - pensam até que o limite do cartão de crédito é mais um salário.

Eu acho que o governo fez bem em incentivar o consumo, e permitir que essa população saísse das sombras. Em um Brasil avançado e moderno não deve existir discriminação social. A única coisa que pode incomodar é que, deveriam dar também mais Educação à essa gente. Afinal, palitar dentes na rua?!!... Afe!

7 Comentários:

Daniel Savio disse...

Não era melhor transforma-los em classe B, ou A (pois ai teriam mais pode aquisitivo)?

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

tia wine disse...

E o mais engraçado é que aqui na minha rua tem um monte de gente assim. São pessoas que botam 500 reais no bolso e pensam que estão ricas ho ho ho

Bjos

Valdeir Almeida disse...

É, o governo fez bem, sim, em incentivar o consumo. Se não o fizesse estaria discriminando a classe C.

Mas também deveria criar mais oportunidades de emprego, para que tal esfera social galgasse um novo degrau. Daí, teríamos mais moeda circulando.

Amigo, Neto, Abração e uma ótima sexta-feira.

ZEPOVO disse...

O Governo Lula acerta. De tantas formas que transforma os governos anteriores em amadorismo.

Daniel disse...

Neto, o crescimento desse segmento social vem crescendo desde a abertura ao neoliberalismo inciado pelo Collor e terminado pelo FHC. O que o Governo Lula fez foi fomentar através de creditos mais acessessíveis como o cartão de credito, insenção fiscal (no caso da redução do IPI) e pra quem pudesse provar renda, financiamento de carros e imóveis, e Zé Povo, o Lula não inventou o Brasil. Muito do que acabei de relatar é resultado de um processo, lembresse disso! Tem texto novo no Sub Mundos. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Irene disse...

Olá, Neto !!!

A solução para muitos assuntos politicos e financeiros seria investir mais nessa classe c. Qnt a investimento leia-se: educação melhor, emprego, lazer, segurança, saude e por ai vai. Tenho certeza que essas medidas fariam com que a chamada classe c tivesse mais poder aquisitivo para consumir e nós sabemos que o consumo é a chave para o sucesso das grandes, pequenas e medias empresas.

Abração !!!!!!!!!

Odair disse...

Pena pela parte:
"pensam que o cartão de crédito é mais um salário".
Na minha opinião; esse pensamento não leva a nada de bom ou lucrativo.
Lucro dos bancos, financeiras, etc.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.