Como calcular as contas atrasadas

Você as vezes não sabe, mas, quando se está com a prestação atrasada de um carro, por exemplo, a cobrança dos juros de mora é uma afronta ao Código de Defesa do Consumidor. E é muito comum também, as empresas incluírem no boleto, de forma camuflada, a comissão que elas devem pagar ao vendedor. Daí, como saber então qual o valor correto a ser pago de uma prestação atrasada?

Contas em atraso: quem não tem?

Para responder a essa dúvida, a Associação Brasileira do Consumidor (ABC) lançou em seu site a calculadora do bem. Ao usá-la, em poucos minutos, ela apresenta as irregularidades existentes nos boletos e aponta os abusos cometidos pelos escritórios de cobrança. E para entendê-la é simples. No link fornecido, há todas as instruções para que o internauta, ao digitar os lançamentos do boleto recebido, tenha, ao final, o valor correto.

Se houver diferença em relação ao boleto, você pode imprimir o formulário e apresentá-lo ao credor, ou então, procurar a associação para que ela faça uma revisão. Sendo necessário, a ABC aciona até o credor judicialmente para você. Uma boa! :-)

7 Comentários:

Daniel Savio disse...

Interessante, mas o certo seria que comprassemos o que queremos a vista, e não é milhares de prestações (que acaba dobrando o valor do produto se compararmos a o preço inicial do mesmo)...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Claudinha disse...

Concordo com Daniel. A compra a vista é a melhor opção. Mas como desmontar a cultura das prestações? Ensine ao povo como economizar, como represar muitos dos impulsos consumistas, e talvez isso mude. Temos bem mais que precisamos e precisamos bem menos do que possuímos.

Abração

Roberto Hyra disse...

Nada disso seria necessário, se o povo fosse educado financeiramente.

Em alguns países europeus, as aulas sobre juros e finanças são dadas desde o berço. Isto se reproduz na vida adulta das pessoas, com elas mais civilizadas e mais inteligentes sobre questões de dinheiro.

Irene disse...

Olá, Neto !!!!

Juros são sempre problemões na vida dos consumidores. Ualll......eles conseguem levar muitas pessoas ao desespero e outras tantas a falência (rsrsrs).
Gostei da informação sobre o site da "calculadora do bem"....esse é mais um recurso para alertar os consumidores contra uma irregularidade cometida pelas empresas de forma muito bem camuflada. Eu, pessoalmente, vou fazer uso deste site como forma de evitar ser enganada e ludibriada.

Obs: Sobre seu comentário no meu blog, eu entendi, refleti, compreendi e respeito cada um dos seus argumentos. São palavras muito válidas em defesa de um dos lados da questão politica dos royalties. Entretanto, confesso a vc que ainda sou da posição contraria a aprovação da emenda. Nada contra seus argumentos.....é, apenas, um posicionamento politico pessoal. Mas, como eu sempre digo: respeito e admiro as opiniões alheias. Receber seus comentários no meu blog é sempre um prazer. Admito que gostei de ter alguém que comentasse o "outro lado da moeda" na questão dos royalties...assim, as pessoas podem ver e analisar ambas as posições politicas....isso é democracia e acho tudo isso muito interessante.

Um grande e sincero abraço !!!!

ZEPOVO disse...

Clientes que pagam contas sempre atrasadas, mas sempre pagam, são o sonho de toda financeira! E se vc paga alguma coisa em "parcelas" é cliente de financeira e as vezes nem sabe...

Valdeir Almeida disse...

Neto,

Mais uma vez, agradeço-lhe pela dica.

Mesmo que procuremos manter as contas em dia, vez ou outra acontece um contra tempo que as torna atrasadas. Esse link, então, é uma "mão na roda"

Abraços

Anônimo disse...

quando atrasa duas prestacao do imovel o que acontesse

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.