Apagão: a culpa é de quem?

Noite de terça feira, às 22:20h. A Anell (Agência Nacional de Energia Elétrica) pôs a culpa do apagão no desligamento de Itaipu, enquanto essa hidrelétrica dizia que o problema foi na transmissão de Furnas. E Furnas, por sua vez, garantiu que não houve prejuízo em suas linhas de transmissão... Com um passando a bola pro outro, parecia mais uma narração de jogo de futebol. A verdade é que, o apagão atingiu vários estados brasileiros, e mostrou realmente que há uma fragilidade em nosso setor energético.

O apagão parou o Brasil

Talvez precise mesmo ser implantada as tais redes inteligentes - um projeto avançado elaborado por especialistas do setor - ou talvez precise de mais investimentos, para que se evite, ao menos, esse efeito dominó na queda de energia. Ficar culpando raios, trovões, ou o mau tempo como fez o governo, pode até ser uma saída, mas não modifica o panorama. É preciso sim, pensar em investimentos, e investigar se não houve falha humana.

Nos EUA e no Canadá, a tecnologia desenvolvida deles nos seus sistemas evita o blecaute em nevascas, ou em eventos climáticos mais fortes. No Brasil, não precisamos de tanta modernidade. O que nos prejudica aqui, infelizmente, é que ainda vivemos o absurdo de que tudo gira em torno de eleições, e esses fatos concretos e reais, que podem ser perigosíssimos, são apenas alguns simples detalhes.

3 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Não existe sistema elétrico 100% seguro, porque nao exista máquina 100% eficiente.

Há pouco tempo o nordeste dos EUA, que responde por um PIB gigantesco, simplesmente apagou após uma nevasca.

É claro que o governo de modo geral é culpado, porque é ele quem faz fiscalizações e controla a ANEEL ou mesmo promove licitações do setor.

Deveria simplesmene admitir e usar o discurso dureto: ERRAMOS, agora vamos tratar de evitar novas panes no futuro.

Seria melhor que esse nhenhenhé politiqueiro nojento, o mesmo que aconteceu no apagão do FHC...

Valdeir Almeida disse...

Neto,

E você viu ontem? Dilma se "enrolou" toda ao tentar explicar o fato. Ela disse que o que aconteceu não foi um apagão, mas sim um "blackout".

Será que arrogância dela acha que o brasileiro é idiota? A questão não é o nome que se dá ao problema, mas sim aos grandes efeitos negativos (e apenas negativo) que ele gera.

Abraços e bom final de semana.

Fábio Mayer disse...

Dilma foi de uma arrogância ímpar ontem e também num passado recente, quando afirmou que o Brasil não teria mais apagões.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.