Para que serve o Senado?

Para que serve o Senado? Segundo as palavras do seu ex-presidente, Garibaldi Alves, para nada.
Esta instituição é um ponto morto na democracia brasileira. Tal qual a Câmara dos Deputados, e demais casas legislativas espalhadas pelo Brasil, o Senado Federal se transformou numa assembleia de oportunistas e lobistas.

Renan Calheiros discute com Tasso e chama ele de 'Coronel de merda!'

O legislativo está no seu estado terminal. Ninguem mais acredita em político nenhum. Em época de eleições, embora ainda necessário, torna-se triste assistir a um programa eleitoral gratuito. Para confirmar o quadro trágico dessa insensatez generalizada, vimos, após a reabertura dos trabalhos legislativos, os senadores Collor e Renan, como sempre o fazem, usarem a chantagem e a coação para defender as falcatruas de Sarney. E ontem, assistimos algo que mais parecia uma "reunião de mafiosos", com um novo bate-boca, desta vez envolvendo Renan e o Tasso Geressati.

É incrível o nível de interesse pela nação que tem estes nobres homens! Neste momento é que percebe-se claramente porque o povo não pode mais esperar nada dos parlamentares.
E o pior é que depois da pergunta "para que serve o senado?" vem a pergunta: para que serve a democracia?

7 Comentários:

ZEPOVO disse...

A quem interessa desmoralizar o Senado?
Pode ser preparação para golpe?
Da esquerda ou da direita?
Quais "forças" foram afetadas ou "machucadas" e querem mudanças mais radicais?
Ou será que não é nada de especial, apenas a lama atingiu os dignos narizes????

DO disse...

Que estas casas de quengas não servem pra nada,o povo todo já sabe,Neto. O grande problema é que,sem elas,como fica a democracia??

Prato cheio um assunto destes justo qdo temos um governo como o atual.

Abraços e valeu pela participação na blogagem do dia 10.

Marcus Mayer disse...

Olá, J.Neto!

O senador Cristóvão Buarque já tinha sugerido que, se fosse feito um plebiscito, certamente a população votaria pelo fechamento do Senado.

Isso é muito triste!

Ontem, depois de muito tempo, resolvi assistir à TV Senado e acompanhar os discursos. Que vergonha!!! A tropa de choque de Renan, apoiada pelo Planalto, tentou desmoralizar o líder tucano, Arthur Virgílio, ao estilo da pior chantagem.

Felizmente, ainda existem alguns senadores decentes, mas são uma muito pequena minoria.

Mas, J.Neto, não arriscaria essa última indagação do post, que se refere à democracia. Imagine se não fosse a democracia!

O sistema nos permite, ao menos, conhecer o que se passa no governo. Numa ditadura, estaríamos calados e teríamos de aceitar tudo de boca fechada. Aliás, nossos blogs correriam o claro risco de serem censurados ou proibidos.

Abraços.

Paula disse...

pois eh.. a situação é crítica.. mas não podemos perder as esperanças! bjos

DANIEL MORAES disse...

No Brasil existe dois poderes hoje, Judiciário e Executivo/Legistativo, sendo o "apêndice" do Governo o retrato de seu "dono", desorganizado, corrupto e ineficáz. Um abraço.

http://contesta-acao.blogspot.com

Fábio Mayer disse...

Eu defendo o Senado como instituição. Porque teoricamente, o Senado representa os estados ds União, enquanto a Câmara, o povo do país.

O que acho é que é preciso uma separação melhor das competências de Câmara e Senado, mantendo como competência concorrente apenas e tão somente a das emendas constitucionais. O Senado deveria legislar sobre as relações entre os estados e a União e entre os estados entre si, além da política fiscal e tributária. A Câmara, de toda a matéria residual, salvo, claro, emendas constitucionais.

Hoje, as competências são concorrentes e a crise numa casa paraliza a outra.

Por outro lado, deve-se depurar a representação, acabando com os suplentes e melhorando a estrutura institucional da casa.

Mas acabar com ela, não.

Porque isso seria tirar poder dos estados em relaçãoà União, aumentando o poder do presidente da república, quem quer que ele seja.

Seria abrir mais caminho para uma ditadura.

Anônimo disse...

Concordo quando descreveu no só pensando que tudo isto me parece briguinha de cumadres....

Abs,

Val

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.