Mas sr. Lula, eu não sou trambiqueiro!

"Graças a Deus, a máscara caiu. Falo com sinceridade com vocês. Temos um sistema financeiro sólido. Mas o que descobrimos com a crise é que alguns empresários brasileiros estavam aplicando nos chamados derivativos. Ou seja, já não se contentavam de ganhar o que estavam ganhando. E acharam que era possível ganhar um pouco mais, fazendo trambique" - Lula
O que o presidente Lula desconhece é que, se o mercado de derivativos existe é para que alguem aplique nele, certo? Não há mal nenhum em um empresário, ou uma pessoa abonada e de boas condições financeiras, especular com derivativos. Mal haveria se essa pessoa estivesse usando 'dinheiro ilícito', que não é dele, que foi roubado, ou desviado do poder público, por exemplo. Aí o culpado não é o sistema, mas a pessoa que já está mal intencionada.

Lula chama os empresários que investiram em derivativos de trambiqueiros

E não é mais novidade nenhuma que, todos os empresários brasileiros, trabalham no mercado financeiro. Eles ganham com os juros, com o câmbio, com opções, juros futuros, commodities e os derivativos. Muitos até pagam seus próprios funcionários com os juros que recebem do salário deles que foi depositado lá.
Fazer alavancagem não é pra qualquer pessoa. Tem que ser expert em finanças. Tem que ter, no mínimo, muito dinheiro para investir, ou um histórico de crédito brilhante. Particularmente, eu não vejo nenhum 'trambique' em tentar auferir dinheiro usando o mercado de derivativos. Acredito que quem reclama dele é porque não está nele. Não tem expertise ou recursos suficientes para participar. As bolsas de valores existem unicamente para fomentar a economia do país e melhorar o próprio sistema.

E o que sempre digo é: se há erros, a culpa não é do sistema financeiro. A culpa é daqueles que o usam apenas com más intenções.

8 Comentários:

A Itinerante - Neiva disse...

Neto,

Passando só para dizer um oi.

Boiei no seu post. Não tenho nem a menor ou mais remota idéia do que possa vir a ser derivativos. :(

Beijos

Marcos Pontes disse...

Só me pergunto é que moral a anta bípede tem pra falr de trambique. Os amiguinhos dele dão trambiques muito mais sérios no país, aliás, trambiques de verdade e ele nunca sabe de nada.

Carlos Emerson Junior disse...

Assino embaixo de seu post e do comentário do Marcos. E o mensalão ? Aquilo não é trambique ? Fico besta com a cara de pau do presidente!

Roberto Hyra disse...

Gosto do presidente Lula, admiro sua história e penso que em política ninguém sabe tanto quanto ele, porém em se tratando de investimentos e riscos financeiros seu nível de conhecimento está realmente abaixo de zero.

Ele parece repetir como um papagaio aquilo que seus assessores (todos leigos também) falam sobre o tema. Ou seja muita bobagem.

parabolas disse...

Para uma pessoa comum (leiga) o mercado financeiro é enigmático. Complicado. Quando se observa um pregão, parece que estão falando grego ou são seres de outro planeta.

No entanto, quem se aprofunda nele em estudos e descobre as oportunidades que existem, nunca mais quer sair de lá.

Sou um exemplo :D

[]'s

Henrique disse...

Para muitos o Mercado Financeiro representa um imenso cassino, mas não o é. Existem regras e fundamentos. É preciso conhecer bem como se formam e acontecem as mais diversas variações.

Sou formado em finanças desde 1990 e estou a quase 15 anos lá dentro, mas a cada dia que passa me vejo aprendendo sempre como um novato.

João Lucas disse...

Oi Neto!

Estou começando agora a investir. Poderia me dar umas dicas ou alguns links?

Meu website: João Lucas My SpaceAguardo Contato :)

Unknown disse...

O investimento em derivativos foi criado como mecanismo de compensação entre produtor e consumidor, na tentativa de proteger os dois e dar mais estabilidade à economia. Os especuladores utilizam dinheiro que deveria ser investido em produção e criação de empregos, com isso travam o desenvolvimento econômico do país. Acredito que uma pessoa que defenda um absurdo desses ou está agindo de má fé ou é um ignorante. Concordo com LULA!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.