Efeitos da Gripe Suína

Imagem do Dia
Funcionárias da GOL usando máscaras contra a Gripe Suína

Devido às ocorrências de casos de gripe suína registradas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), funcionárias da empresa Gol Linhas Aéreas no Brasil, após uma determinação da empresa, já trabalham com máscaras durante todo o dia. E há fortes indícios de que esta gripe esteja se alastrando pelo país.

Opinião: Eu espero, realmente, que seja apenas "os pessimistas de plantão" e a tal "turma do pânico". Sinceramente, não acredito que, aqui no Brasil, estejamos preparados para uma pandemia como essa na saúde pública.

Veja abaixo os sintomas da gripe suína:

Os sintomas da gripe A são similares aos da gripe comum, porém, mais agudos. Segundo o Ministério da Saúde, é comum o paciente apresentar uma febre repentina acima de 38 graus, acompanhada de problemas como tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações e dificuldade na respiração. Os sintomas podem ter início no período de três a sete dias após contato com o influenza A (H1N1).

Saiba quais são as formas de contágio?

A nova gripe não é contraída pela ingestão de carne de porco, mas por via aérea, de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, e em locais fechados. Isso porque, de acordo com os Centros de Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), a temperatura de cozimento (71º Celsius) destrói os vírus e as bactérias presentes na carne de gado suíno.

A doença gripe A tem cura?

Tem tratamento. Há um medicamento antiviral, o Tamiflu - que contém oseltamivir, substância já usada contra a gripe aviária. Indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ele está disponível na rede pública para ser usado apenas por recomendação médica, a partir de um protocolo definido pelo Ministério da Saúde. O remédio só faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas. O Ministério da Saúde está controlando o remédio - cujo estoque afirma ser suficiente para o país - para evitar a automedicação. De acordo com o ministério, a prática levaria ao mascaramento de sintomas, ao retardamento do diagnóstico e até à vitória do vírus.

Medidas preventidas que podem ser tomadas para evitar a gripe suína:

1) evitar contato direto com pessoas gripadas;
2) ficar em casa se estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas);
3) cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar;
4) lavar as mãos frequentemente (principalmente antes de comer ou de tocar os olhos, nariz ou boca e depois de tossir, de espirrar e de usar o banheiro);
5) usar máscara cirúrgica em locais de grande concentração de pessoas, como aeroportos, ruas movimentadas e shopping centers.
As autoridades sanitárias americanas também orientam, como forma de aumentar a resistência do organismo, que as pessoas se vacinem contra a gripe comum, tenham no mínimo 8 horas de sono por dia, bebam líquidos em abundância, consumam alimentos nutritivos e pratiquem exercícios físicos. O Ministério da Saúde recomenda que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, o que ajuda a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que se evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.

Mais informações: Ministério da Saúde
Fonte: Revista Veja

5 Comentários:

Daniel disse...

Também espero que sejam alamistas de plantão. Deus nos livre se essa bendita gripe chegar aqui... Um abraço.

http://contesta-acao.blogspot.com

Anônimo disse...

Meu caro J.Neto
A Gol está correta ao fazer com que suas atendentes utilizem máscaras como medida de precaução. Aliás, exemplo esse que já vem sendo dado por nossos CONGRESSISTAS há muito tempo. Eles sempre usaram máscaras!
Abs

A Itinerante - Neiva disse...

Neto,

Façamos figa pelos pessimistas de plantão, porque a outra hipótese é realmente aterradora.

Beijos

Lunna disse...

Bom dia, olha, eu sou sincera em dizer que acho que como estamos numa epoca em que é bastante comum as gripes, se alguém espirrar, pronto. É gripe suína. Viva os exageros e os medos sociais. Mas acho que toda gripe (independente do tipo) depende exclusivamente de cuidados e claro, de pessoas conscientes. Usar máscaras é comum nas comunidades orientais que se lembram que a minha gripe não precisa atingir o meu vizinho. Beijos moço

Paulo disse...

O alarme tem de ser feito para que cada um tome as suas providências, se quiser.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.