PMDB: uma legenda grande e inexpressiva

O que aconteceu com o PMDB?

PMDB: um partido sem expressão


Apesar de ser disparado o maior partido do Brasil com 1.203 prefeituras eleitas esse ano, o partido parece ter perdido sua identidade e não tem sequer um nome para a presidência em 2010.

Desde a fragorosa derrota de Orestes Quércia em 1994, quando obteve o 4° lugar, o PMDB se intimidou - naquele ano, é bom lembrar, até o polêmico Enéas, que ficou em terceiro, teve quase o dobro de seus votos. Na cúpula do poder, falam que o partido já não é mais tão influente assim. Falta nomes de peso em suas fileiras, e passou a ser lembrado apenas como um coadjuvante em eleições presidenciais, primeiro com o PSDB e depois com o PT.

Mesmo com toda sua história, e uma cadeira na câmara ou no senado, tudo isto não parece ser o suficiente para preencher essa lacuna. Um candidato a presidência em 2010 seria uma honra. Porém, o que se vê hoje é que muitos de seus partidários ficam satisfeitos em ter migalhas e cargos.
A esperança deve ser mesmo o governador Aécio Neves(MG), que já foi peemedebista, e espera-se que retorne. Mas, será que ele volta para tapar esse buraco? E arrisca-se, ele próprio, a ficar invisível e sem expressão?

2 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Um partido não é o conjunto de cargos e interesses que encerra, como acontece com o PMDB. Um partido, em qualquer lugar do mundo, tem que ter carga ideológica, um jeito próprio de encarar o mundo, coisa que o PMDB, cujos deputados apoíam qualquer que seja o presidente de plantão, não tem.

O PT pode ser uma inhaca, mas é um partido, com todos os defeitos dos partidos brasileiros, mas partido. O DEM está indo para esse caminho, assim como o PPS e o PSDB.

Mas o PMDB não passa de uma frente de interesseiros, louca para grudar no primeiro governo que lhes passar pela frente.

André Correia Brasil disse...

Concordo com vc J. Neto.
Impressionante como um partido como o PMDB não possui expressão alguma quando trata-se de presidência da república, sendo apenas sombra de outros partidos.
Obrigado por acompanhar meu blog.
Seu blog é bem interessante também.
O acompanharei a partir de agora.
Abraço!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.