RIC: a nova carteira de identidade do brasileiro

Para acabar com a farra das identidades falsas - cerca de 16 milhões de carteiras de identidade no Brasil são "frias" - o INI (Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal), criou um novo modelo de identidade com sofisticada tecnologia digital: o RIC.

ric-nova-identidade-brasileiro


O Registro Único de Identidade Civil (RIC), segundo a PF, será totalmente imune à fraudes. A nova identidade conta com diversos mecanismos de segurança. Ela vem com um chip armazenando todos os documentos importantes do cidadão como o seu CPF, o número da reservista, passaporte, impressões digitais, informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, entre outros dados. Inclui também as informações trabalhistas, previdenciárias, criminais, e até dados sobre a biometria do indivíduo, como altura e cor dos olhos.

A nova identidade do brasileiro vem ainda com uma marca d água feita à laser, que só poderá ser observada sob luz negra. Segundo a Polícia Federal, é uma evolução no combate ao crime. As primeiras cidades a participarem do projeto são Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (Goiás), Ilha de Itamaracá (Pernambuco), Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) e Rio Sono (Tocantins).

O governo está implantando este novo modelo de identidade na tentativa de evitar, igualmente, os enormes rombos existentes no INSS. Até hoje, não se sabe como, e nem de que jeito, mas há pessoas que morreram faz décadas e ainda continuam recebendo dinheiro da Previdência Social. A nova RG do brasileiro, que irá circular por todo o país em breve, pretende resolver essa lacuna. Sejamos sinceros: conseguirá?

7 Comentários:

Paulo Villela disse...

Neto,
É aquela coisa, aumenta as dificuldades para falsificar, mas impedir 100%, acho que não dá...
ab

iara-alencar disse...

Oi Neto, aí sim temos uma cedula de identidade de verdade, sendo assim, ela pode muito bem substituir aqueles tantos de bagunças, como titulo de eleitor, cpf, etc.
Tudo em um unico documento.

Iara

JulioHM disse...

Já tinha ouvido sobre isso.

Concordo com o Paulo. Não tem como evitar 100% das fraudes, mas deve dificultar um pouco.

A grande melhoria vai ser a unificação dos documentos: cpf, rg, título de eleitor, passaporte, tudo em um chip digital. Isso sim é uma grande vantagem.

Cirilo Veloso disse...

Mas pode ajudar a melhorar...

Cirilo Veloso disse...

Eita porra!!! Rubro-negro?! É da nação. Prazer, irmão.

CAntonio disse...

...Sei não...

No Brasil? Aqui se falsificam até mães. O Doc.ùnico vai impedir que, por exemplo, o Renan coloque laranjas nos seus bens?

Um Daniel Dantas tem documento único?

Não dou uma semana - após o início deste Doc - e aparecerão milhares de Falsificações Únicas.

Porque no Brasil é assim mesmo....


SDS.

Anônimo disse...

o brasil é uma merda de pais atrazado e punto

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.