Esclarecimentos à Justiça Brasileira

Meus caros leitores,

Devido a uma acusação de que este blog estaria sob suspeita de cometer crime eleitoral, a juíza da comarca de São Bernardo do Campo (SP), da 174º vara judicial, a excelentíssima senhora Dra. Ana Lucia Siqueira de Figueiredo, solicitou ao Google informações pessoais do editor deste blog para sua análise posterior. Por este motivo e em virtude disso, este blog foi removido do ar ontem em 03-06-2012 pelo Google, ficando por 24 horas impedido de acessos.

O Google, uma empresa muito idônea, enviou-me um email com o PDF com a solicitação que recebeu da justiça.

Nada mais justo, portanto, para uma empresa como a Google, que atua no país e respeita as suas leis - e as leis de cada país em que ela atua - tomar a atitude que ela tomou. Eu e, inclusive todos, sabemos que os blogs no Blogger/Blogspot pertencem a ela. É compreensível e eu entendo. No entanto, como já expliquei no fórum da empresa e numa mensagem para reativação deste blog, deixo também a mensagem aqui a justiça brasileira que, EU (o editor deste blog) não sou e nunca fui um desrespeitador das leis e da Constituição em meu país. Pelo contrário, me esmero muito e bastante, em fazer as coisas certas, corretas e honestas como elas devem ser feitas.

Por outro lado, não entendi porque este blog estava sendo "suspeito" de cometer crime eleitoral. Não entendi as "razões", pois, como todos podem perceber ao longo dos posts publicados neste blog, há sim criticas objetivas contra políticos, mas nada que ofenda a honra, a moral ou a integridade de nenhum deles, de qualquer pessoa ou de alguém.

Até os comentários do blog são moderados para não causarem transtornos - embora não reflitam a opinião do editor. Penso então que talvez por existir um post publicado por mim, à época das eleições presidenciais em 2012, em que retratava sobre políticos com a ficha suja a razão de ser desta denúncia infundada.

A lista desses políticos com ficha suja republicada por mim, para quem não sabe, foi anunciada e veiculada oficialmente na web pelos próprios órgãos da justiça, o TCU e o TSE à época. E foram repercutidas amplamente, inclusive por portais famosos como G1 e UOL - e ainda estão lá para quem quiser ver. No período, fazia-se uma campanha para não votar nos políticos com ficha suja pela Lei da Ficha Limpa, e dava-se os nomes aos bois.

Minha intenção ao republicá-la era a de instruir meus leitores a votarem bem, votarem limpo. Não sei, hoje, se foi esta a razão de alguns em me incriminar - e incriminar este blog - por crime eleitoral, e acusar-me do que não sou e do que nunca fiz.

Como já postado antes, aviso outra vez: este blog não tem vinculo nenhum com qualquer partido político, e é utilizado por mim, unicamente, apenas como experiências pessoais e, não raro, para oferecer dicas do que vejo pela web e do que penso serem relevantes sobre inúmeras coisas e fatos para se ter uma boa cidadania. Não sou dono da verdade e nunca serei (acredito firmemente que este ser não existe), mas não existe nada neste blog que não seja apenas a minha "livre expressão de pensamento e opinião". E que, pelo qual, espero ser uma coisa sagrada em uma democracia.

Por acreditar que foi um equivoco penso que isto logo estará esclarecido. Nada temo, pois nada devo. Embora, inicialmente, tenha ficado surpreso e incomodado com a situação, ainda acredito fortemente na justiça e no poder judiciário de meu pais, e que tudo se resolverá como um "mal entendido" que foi.

Estou à disposição. Obrigado a todos.

PS: Hoje, o Google já colocou o blog de volta no ar.

1 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Que coisa absurda! Eu acompanho seu blog, nunca vi aqui, qualquer tipo de ato que pudesse sequer se aproximar de um crime eleitoral.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.