Ana Arraes é a primeira mulher eleita para o TCU

Para quem não sabe, o TCU (Tribunal de Contas da União) é um órgão que auxilia o Legislativo na fiscalização dos gastos públicos. Aos seus nove ministros cabe julgar as contas apresentadas pelo governo federal, analisar as obras públicas, saber como está indo a aplicação dos recursos da União repassadas à Estados, ao Distrito Federal e aos municípios, e atuar com rigor quando há desvios de recursos, entre outras atribuições.

ana-arraes-tcu

A deputada do PSB, dra. Ana Arraes, filha do falecido dr. Miguel Arraes e mãe do atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi eleita ontem, na Câmara Federal, em uma disputa acirrada com outros candidatos como a próxima ministra do TCU (obteve 222 votos em votação fechada).

A dra. Ana representa a primeira mulher a ser escolhida para aquele órgão desde a época da ditadura. Ela é pernambucana de origem e traz consigo, portanto, a cultura da nossa gente e os valores de nossa terra. Além de ser uma técnica jurídica profissional, é uma representante que muito dá orgulho ao nosso estado. Parabéns Doutora!

1 Comentários:

Adriano Magalhaes disse...

Se me permite, uma correção: A Dep. Ana Arraes não é a "primeira mulher a ser eleita…”

Muito antes de Ana Arraes, a advogada Élvia Castello Branco foi a primeira mulher a chegar ao TCU. Baiana de São Félix, a advogada Élvia Lordello Castello Branco tornou-se juíza do Tribunal Regional do Trabalho em 1957. Quatro anos mais tarde, em 1961, iniciou carreira como procuradora junto ao TCU. Em setembro de 1987, nomeada pelo então presidente José Sarney, a procuradora Élvia Castello Branco passou a integrar o quadro de ministros do TCU, tendo presidido a Corte entre 1994 e 1995, ano em que se aposentou.

Obrigado!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.