O dia da mentira e a Internet

No dia 1º de Abril, popularmente conhecido como o dia da mentira, é válida uma reflexão sobre o assunto: porque as pessoas mentem? O que leva alguem a mentir com tanta frequencia?

Vips

Segundo famosos psicológos e psicoterapeutas, a mentira depende do tipo de personalidade que tem a pessoa. O mentiroso ou a mentirosa contumaz, é aquele (aquela) que recria a sua própria condição social e a transforma em uma versão na qual ele (ela) surge mais valorizado. A mentira, nesse caso, tambem pode ser um escudo da pessoa.

O mentiroso, geralmente, inventa uma história que faz dele mesmo alguém poderoso, e que sempre leva em conta o que a sociedade valoriza, o que ele não tem ou gostaria de ter, como por exemplo, bens, prestígio, dinheiro, ser bom de cama, etc.

Dizem que o pior é quando a mentira prejudica o outro, e não o mentiroso em si. A internet, por exemplo, favorece muito isso. É nas redes sociais e nas relações virtuais que se pode criar facilmente um fake, uma falsa personalidade e, deste modo, fazer com que pessoas inocentes sejam vítimas de estelionatários ou psicopatas. Portanto, no dia de hoje, lembremos disso e tomemos cuidados com as amizades e com esses relacionamentos pela web afora. Como dizia nossos avós: seguro morreu de velho :-) 

Imagem: cena do filme "Vip's" com Wagner Moura: a história de um mentiroso.

2 Comentários:

Daniel Savio disse...

Infelizmente, é bem facil cair nas garras de um faker, principalmente quando a gente se deixa enganar (vulgo, pensa mais com o coração do que a mente)...

E foto do filme Vips, sendo que ainda tenho de ve-lo.

Fique com Deus, menina Neto.
Um abraço.

C. disse...

"Quando se convive muito com a mentira, ficamos propícios a desconfiar da verdade." (desconheço o autor)

Legal isso né!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.