O perigo das iscas nos e-mails

A gripe suína está tirando o sono de muita gente, mas não é só por causa do Tamiflu que está em falta. Os cybercriminosos estão aproveitando-se desse momento para espalhar os phishings por e-mails (iscas), e aplicar golpes nos desavisados. Olhem só "as maravilhas" que eu recebi essa semana!

Vídeo sobre a Gripe AH1N1
No texto, o e-mail diz que um amigo me enviou um vídeo de como me livrar da gripe A

Problemas com o Mercado Livre?
E nem conta no mercado livre eu tenho.

O método é conhecido por engenharia social, e visa explorar a ingenuidade das pessoas e roubar seus dados pessoais, instalando aplicativos no seu PC. Incrível é, que apesar de muita gente saber disso, ainda há quem caia nesses golpes. E quem não se lembra desse aqui:
O Golpe dos Correios
O 'conto do sedex', naquela greve dos correios.

Os criminosos adoram as datas comemorativas e os eventos recentes. Tudo vira um prato suculento para eles envenarem os desinformados com esses e-mails. Desde aquele famoso 'golpe' de ligar para telefones fixos informando que um parente da família está sob o poder de seqüestradores, até as mensagens de SMS para celular avisando que o dono do aparelho ganhou um carro, a criatividade deles é infinita. E todo cuidado ainda é sempre pouco!

3 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Eu simplesmente ignoro todo o tipo de aviso como esse, nos meus e-mail, mesmo que sejam aparentemente sérios.

Júnio disse...

"Incrível é, que apesar de muita gente saber disso, ainda há quem caia nesses golpes".
Você já disse tudo, não adianta alertar o povo continua ingenuamente a cair nesses golpes.
É a síndrome dos dedinhos nervosos.
Abraços.

Anônimo disse...

eu nao recebi nada, graça, porque sou do tipo de abrir tudo.
att
Iara Alencar

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.