Como escolher uma corretora para investir em ações

Dias atrás, a revista Exame mostrou um artigo com as corretoras mais baratas para quem tem 5.000 reais para aplicar. É um critério na escolha de uma boa corretora de valores, mas esse não deve ser o único. É importante, antes de tudo, verificar se a corretora atende aos pequenos, se está cadastrada na Bovespa, no Banco Central e tem autorização da CVM para atuar. E é preciso saber também se ela tem, ou já teve algum problema no mercado, e se teve, que tipo de problema foi.

Eu fiz uma lista (básica) de quais critérios você deve usar na hora de escolher uma corretora, e o que deve priorizar quando for investir em ações.

Como escolher uma corretora

- Taxa de corretagem - Fator importante: pode ser a taxa padrão ou a taxa fixa.
Se você tem a intenção de aplicar volumes altos de dinheiro fique com a taxa fixa, se forem aplicações baixas fique com a taxa padrão. Economizará mais.

- Taxa de custódia (CBLC).
É obrigatória, mas algumas corretoras cobram, outras não. As que não cobram geralmente têm interesse que você adquira outros produtos e serviços que ela oferece.

- Planos de descontos de corretagem.
Algumas corretoras fazem promoções. Seja com base no montante de capital investido, ou no nº. de ordens dadas no mês. Veja a melhor opção.

- A qualidade e a agilidade do sistema Home Broker. Priorize isso.

- Os tipos de ordens permitidos.
Os tipos de ordens variam conforme as corretoras, mas o interessante é que a escolhida tenha a ordem do tipo Stop.

- Serviços oferecidos aos clientes, e gratuítos.
Por ex. gráficos em tempo real, streamer (atualizações automáticas), entrevistas com especialistas, análises setoriais e macroeconômicas, alertas via e-mail e celular, acesso wap para compra e venda de ações, etc.

- Disponibilidade do atendimento telefônico.
É importante que o atendimento por telefone seja rápido caso, por exemplo, o sistema fique fora do ar ou apresente lentidão.

Obs. final: abrir uma conta numa corretora é muito simples (não é nenhum bicho de 7 cabeças). Basta entrar no site, verificar as condições, imprimir o contrato, ler, concordar e enviá-lo de volta pelo correio. A liberação é feita logo após o recebimento e a conferência dos dados. Algumas corretoras fazem o cadastro pela internet para agilizar o processo.

Ter uma conta numa corretora é como ter uma conta no banco. Não se preocupe se o seu dinheiro depositado ficar parado lá. Elas não vão fazer nada com ele que não seja solicitado por você. A decisão final de onde, quando e como investir será sempre sua.

9 Comentários:

Anônimo disse...

Neto,
Ontem depois de fazer uma prova fui ler um pouco sobre o assunto.
E li exatamente sobre as corretoras, os clubes de investimento e o sistema de home broker.
Pode ter certeza que quando tenho um tempinho livre, estou lendo sobre.
por enquanto estou apenas na teoria, mas em breve estarei no mercado, hehehe.
Ótimo post!

Agora, vá dar uma força para o seu Sport.

abraços

Unknown disse...

Como o Amigo acima, venho lendo para esclarecer-me e pretendo futuramente participar do Mercado.
O artigo é simples, claro e conciso.
Sem mais.
Fred Lopes.

edneia disse...

Boa noite, J,Neto, gostaria de saber se consigo receber a diferença de valores, uma vez que o banco me orientou que so saberia o valor apos a venda das ações e mesmo assim com a espera de quase um mes ou mais, isso ano passado; na época recebi uns trezentos reais. aguardo resposta, obrigado.

Anônimo disse...

parabéns pela divulgação sobre as corretoras para investir em ações. Adorei.

Unknown disse...

Prezados Srs. Bom dia, gostaria de obter informações a respeito da ações da TELEBRAS, pois, tenho em mãos 1.321 Ações ordinárias Nominativas e 1.321 Ações preferencias Nominativas, datadas de 07 de setembro de 1983, quanto valem? e, como devo proceder para negocia-las?

Seguem meio e-mail jamagno.53@gmail.com e fone celular (81) 8798.6684 para contato, de logo agradeço a resposta e fico no aguardo.

Atenciosamente

José Antônio Magno

Anônimo disse...

Bom dia!

Meu pai tem ações da antiga TELEBRAS e gostaria de saber exatamente onde deve ir pra saber o valor enegociar as ações. Já foi no banco santander mas sem sucesso. Se puder mandar informações no email janete_arins@yahoo.com.br.

Grata!
Janete

Unknown disse...

Meu pai tem ações da antiga TELEBRAS e gostaria de saber exatamente onde deve ir pra saber o valor e negociar as ações. Já foi no banco Santander mas sem sucesso. Se puder mandar informações no Email souzafpequeno@hotmail.com.
O Santander diz que não detém mais estas ações e ai, ele tem títulos de +- 800... de cada PN eON.

Unknown disse...

Francimar de Souza

Meu pai tem ações da antiga TELEBRAS e gostaria de saber exatamente onde deve ir pra saber o valor e negociar as ações. Já foi no banco Santander mas sem sucesso, falaram que não são mais detentoras destas ações. Se puder mandar informações no Email souzafpequeno@hotmail.com.

Anônimo disse...

João E. Pereira
Bom dia, também estou procurando pois tenho o valor de 1.285 ações ordinária da Telebrás - mais foi ao Banco do Brasil e Bradesco fiel depositaria do valores aguardo parecer do banco do Brasil, pois pretendo vender as ações mas após tantos anos em meu poder foi informado que o valor hoje e de apenas R$ 36,00 Valor esse que consta referente apenas de aços transferida para Tim Participações - Brasil Telecom e Telecomunicações de Telesp um total de apenas 3 aços. estou buscando meus direiros.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.