Cuidados ao fazer compras coletivas na web

Quem nunca comprou através dos sites de compras coletivas na web? Eu já, você não? Atualmente, 80% do negócio de compras coletivas na web estão concentradas em apenas 4 sites: o ClickOn, PeixeUrbano, Groupon e Imperdível. Na última semana, por exemplo, a revista Veja publicou uma matéria interessante sobre os sites de compras coletivas. Lembrou que a febre do negócio é tanta que, por dia, surgem 10 novos sites, e que já há, no Brasil, mais de 1.000 sobre o assunto.

compras-coletivas

É um verdadeiro boom, entretanto, além de precisarmos conhecer bem que novas empresas são essas que surgem, a correria das pessoas pelas liquidações tambem deve ser cercada de alguns cuidados - e não apenas para evitar surpresas mas, principalmente, para tambem evitar os chamados gatos por lebres.

Para quem não é assinante da revista reproduzo aqui as dicas da reportagem, pois, acredito, este é um tema para conhecimento de todos e de utilidade pública. Vai que você resolve fazer uma comprinha amanhã...

Dicas:

- Leia as entrelinhas antes da compra - toda promoção vem com restrições. Não as ignore. Elas ditam quais os dias específicos para usar os cupons, o que pode e o que não pode fazer com o serviço.

- Cadastrar-se em vários sites de compras coletivas pode ser compulsivo. Evite os excessos.

- Verifique a credibilidade do site. Como não existem ainda certificados que atestam a idoneidade das empresas, um meio de saber é ver quais são as ferramentas de pagamento utilizados por eles - estes sim, passíveis de certificação. Os riscos, no mínimo, diminuem.

- Cerque-se de informações sobre o site e os serviços. Vá ao Reclame Aqui e veja as queixas.

- Receba o cupom e agende o serviço. Não deixe-o para um único dia.

- Cace as ofertas pela manhã - a maioria dos sites de CC despejam as ofertas na rede durante a madrugada, e as melhores ofertas não costumam durar mais que 1 ou 2 horas no ar.

- Dê atencão aos cupons que só podem ser usados em um único dia. Evite as filas.

- Exija tratamento normal de um cliente. Não importa o tamanho do desconto, o serviço, por lei, deve ser igual para todos no estabelecimento. Exija bom tratamento.

- Se tudo der errado, peça o dinheiro de volta - os maiores sites tem ouvidoria. Reclame lá. Em alguns casos, o dinheiro pode ser devolvido em até um mês.

Fonte: Veja

3 Comentários:

Anônimo disse...

Nunca usei este tipo de site para comprar, confesso que fico muito com pé atrás.

Justamente por ter milhares de opções...

Susana disse...

Oi, Neto, tudo bem?
Excelente opinião, rsrs. Tenho uma colega que comprou no mercado livre uma máquina digital por 2300, 00 depositou à vista e pasme, a pessoa não tinha a mercadoria, o Mercado Livre não se comprometeu e devolveu a ela somente 200 reais. Um absurdo, esse alerta é mto importante

Fábio Mayer disse...

Quando a esmola é muito, o santo desconfia... não gosto desses sites, não acesso eles, não de me cadastro neles, não quero saber deles... descontos de 50% ou embutem um preço muito maior que o de mercado, ou embutem algum tipo de safadeza, não existe mágica na formação de preços.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.