Abaixo, veja algumas dicas essenciais para criar o seu Ciberfólio. E, se você é um profissional, não perca tempo, crie o seu já.

1 – É importantíssimo para um profissional ter seu portfólio na web, principalmente, aqueles que trabalham diretamente com ela como, por exemplo, web-designers, programadores, etc. Se não é possível ter um cibetfólio, ao menos tenha um blog ou site.
2 – Crie um ciberfólio simples, mas de impacto. Se, por exemplo, você produz vídeos, diga isto em sua homepage e inclua links para outras páginas onde estarão alguns exemplos de seus trabalhos. Não apresente seus trabalhos diretamente em sua página inicial.
3 – Seja o mais simples possível em sua homepage (veja a página exemplo do Google). Não force os visitantes a assistirem animações ou projetos em sua página inicial. Se fizer isto, há o risco de eles irem embora antes mesmo de conhecerem todo o seu trabalho.
4 – Não tente falar de suas experiências de uma única vez. Dê as informações por camadas. Primeiro, faça uma apresentação geral, com textos curtos, dizendo tudo o que você faz e onde pode ser encontrado. Se o visitante se interessar, vai entrar e buscar mais detalhes. Em sua página inicial, vale mais a forma como você se apresenta do que tudo o que sabe fazer.
5 – Tenha cuidado com o português. Revise sempre os textos. Pega mal ler um ciberfólio cheio de erros.
6 – Resista a tentação de pôr vídeos em sua homepage, de montar pirotecnias em Flash ou mostrar animações. Sua página de apresentação profissional deve ser a mais simples possível. E não esqueça de colocar as formas de contato, e-mail e telefone.
7 – Além de ter um layout bonito, a lógica do ciberfólio é a facilidade de navegação e ideias organizadas. Destaque a área em que trabalha ou que pretende trabalhar e ponha isso em primeiro plano em sua homepage. Ponha links para os trabalhos que já fez (ou faz) em outras páginas.
8 – Inclua seu currículo profissional, mas deixe que o visitante decida se quer vê-lo. Em um ciberfólio conta mais a apresentação do que o currículo. E não pense nunca em usar templates ou gabaritos já prontos na Net para sua homepage . É um tiro no pé. O que conta é a criação original.
Por último, e não menos importante, se você é iniciante, lembre-se que isto não é um motivo para não criar seu ciberfólio na rede. Desenvolva um trabalho para alguma empresa, crie uma identidade visual ou uma logomarca para uma ONG, faça o cardápio para o restaurante daquele seu amigo, elabore um ou vários vídeos criativos de sua família e conhecidos e inclua tudo isso em seu Ciberfólio. Seja organizado e objetivo. É meio caminho andado.
Boa sorte!
Imagem: Joy Till
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.