Dicas para ter uma Apresentação Espetacular na Internet

Quem trabalha hoje em dia sabe o quanto é difícil (impossível!) ficar fora da Internet. A web pode alavancar o seu negócio, e aumentar enormemente sua popularidade ou cachê. Um Ciberfólio, para quem não sabe, é uma página na internet, onde você, como profissional apresenta-se ao mundo. É algo no estilo "About Me" (sobre mim). O ponto inicial e importante onde você apresenta suas habilidades, qualificações, projetos e mostra a área em que atua ou deseja atuar. Um ciberfólio é diferente de um currículo porque é uma página de apresentação de seus trabalhos. Em um ciberfólio, por exemplo, vale mais a “chamada” do site do que o currículo em si. E fazer essa página profissional sobre você na web pode te trazer lucros e bons contratos, dizendo para os outros exatamente tudo o que eles precisam saber sobre seus conhecimentos e Know-How.

Abaixo, veja algumas dicas essenciais para criar o seu Ciberfólio. E, se você é um profissional, não perca tempo, crie o seu já.

ciberfolio-apresentacao-profissional-web


1 – É importantíssimo para um profissional ter seu portfólio na web, principalmente, aqueles que trabalham diretamente com ela como, por exemplo, web-designers, programadores, etc. Se não é possível ter um cibetfólio, ao menos tenha um blog ou site.

2 – Crie um ciberfólio simples, mas de impacto. Se, por exemplo, você produz vídeos, diga isto em sua homepage e inclua links para outras páginas onde estarão alguns exemplos de seus trabalhos. Não apresente seus trabalhos diretamente em sua página inicial.

3 – Seja o mais simples possível em sua homepage (veja a página exemplo do Google). Não force os visitantes a assistirem animações ou projetos em sua página inicial. Se fizer isto, há o risco de eles irem embora antes mesmo de conhecerem todo o seu trabalho.

4 – Não tente falar de suas experiências de uma única vez. Dê as informações por camadas. Primeiro, faça uma apresentação geral, com textos curtos, dizendo tudo o que você faz e onde pode ser encontrado. Se o visitante se interessar, vai entrar e buscar mais detalhes. Em sua página inicial, vale mais a forma como você se apresenta do que tudo o que sabe fazer.

5 – Tenha cuidado com o português. Revise sempre os textos. Pega mal ler um ciberfólio cheio de erros.

6 – Resista a tentação de pôr vídeos em sua homepage, de montar pirotecnias em Flash ou mostrar animações. Sua página de apresentação profissional deve ser a mais simples possível. E não esqueça de colocar as formas de contato, e-mail e telefone.

7 – Além de ter um layout bonito, a lógica do ciberfólio é a facilidade de navegação e ideias organizadas. Destaque a área em que trabalha ou que pretende trabalhar e ponha isso em primeiro plano em sua homepage. Ponha links para os trabalhos que já fez (ou faz) em outras páginas.

8 – Inclua seu currículo profissional, mas deixe que o visitante decida se quer vê-lo. Em um ciberfólio conta mais a apresentação do que o currículo. E não pense nunca em usar templates ou gabaritos já prontos na Net para sua homepage . É um tiro no pé. O que conta é a criação original.

Por último, e não menos importante, se você é iniciante, lembre-se que isto não é um motivo para não criar seu ciberfólio na rede. Desenvolva um trabalho para alguma empresa, crie uma identidade visual ou uma logomarca para uma ONG, faça o cardápio para o restaurante daquele seu amigo, elabore um ou vários vídeos criativos de sua família e conhecidos e inclua tudo isso em seu Ciberfólio. Seja organizado e objetivo. É meio caminho andado.

Boa sorte!

Imagem: Joy Till

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.