Compartilhamento de localização: Porque você não deve dizer aos outros onde está

Não há duvida de que a internet é algo essencial. Ela facilita muito a nossa rotina e a nossa produtividade no trabalho, principalmente, com os inúmeros serviços que as empresas disponibilizam para nós na rede. Aqui, por exemplo, faço uso frequente de vários serviços da Google e de outras empresas. Existe até uma piada de alguém que disse que se a Google parasse, uma parte do seu cérebro não mais funcionaria ;-)

Brincadeiras a parte, na esteira dos vários serviços online hoje, o mais incrível e controverso é o de Geolocalização. Um método que monitora e indica onde você está aos outros - por meio do GPS de seu aparelho móvel - e que compartilha sua localização com qualquer pessoa ou empresa. Os benefícios deste serviço, e dos aplicativos de reconhecimento de localização nos celulares, são bons e numerosos, especialmente quando se trata de rastrear, por exemplo, o paradeiro dos filhos, de familiares, ou até mesmo para recuperar um outro aparelho que foi perdido ou roubado No entanto, é preciso ter cuidados.

compartilhar-localização-web-perigo

A ideia em saber que nossos filhos estão, realmente, brincando em casa ou no parque como nós os deixamos dá uma sensação de paz de espírito. E o fato de saber que sempre poderemos, de uma certa forma, controlá-los a distancia por meio de ligações rápidas ou da visualização por câmeras é útil, mas pode também não ser uma boa ideia.

Através dos aplicativos, e de serviços que compartilham o nosso local atual, há uma desvantagem enorme quando esses dados, por exemplo, ficam disponíveis online e qualquer pessoa (que não conhecemos) fica sabendo dessa localização. Uma pessoa mal intencionada, de posse de seu trajeto, de sua rotina e da sua localização, pode lhe encontrar ou lhe chantagear, entre outros perigos. É ilusória, portanto, a ideia das redes sociais de que sua localização foi compartilhada só para os amigos. Uma vez na rede, amigos de seus amigos, seguidores, e até qualquer um que pesquise por dados, pode conhecer seu trajeto e destino.

Meu conselho é que, antes disso tudo, você considere o fato de compartilhar menos onde está quando estiver usando estes aplicativos e as redes sociais. Ou faça isto somente para familiares e pessoas de sua extrema confiança. Com o avanço da tecnologia, das redes sociais e dos apps móveis, é muito fácil partilhar conhecimento e descobrir localidades, e inclusive até, saber onde é a sua residência. Nada a esconder é verdade, mas seja prudente. Afinal, compartilhar sua localização não é algo que você deveria informar a todos, e aos quatro ventos.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.