Atenção, consumidores online: Vem aí os Golpes de Natal

Um estudo feito recentemente pelo site McAfee intitulado 12 Golpes de Natal indica que cerca de 25% dos usuários de dispositivos móveis utilizarão seus smartphones para efetuar compras online este ano. E avisa também que os internautas que costumam realizar compras online deverão estar atentos a golpes durante esse período de festas.

golpes-natal-consumidores-online

A maioria das ameaças listadas pela empresa não são novas, mas sim versões de antigos golpes já usados, ou seja, os criminosos estão promovendo golpes antigos, com algumas variações para os smartphones e tablets. Segundo o especialista da MCafee, uma das maiores ameaças deste ano serão os aplicativos móveis maliciosos, provenientes de lojas online para Android, que não a Google Play. Estes aplicativos disponíveis em lojas de terceiros não podem ser vetados pela segurança.

Outro esquema fraudulento em evidência são as mensagens instantâneas falsas enviadas via Skype. Scammers enviam a mensagem: "Lol, é esta sua nova imagem de perfil?" e, quando o usuário clica no link incorporado à mensagem, é feito o download de um Cavalo de Troia para o disco rígido de seu PC que, posteriormente, reenviará o link para todos os seus contatos da lista de usuários Skype. Em vários casos, os golpistas pedem dinheiro aos usuários em troca de recuperar o acesso a seus arquivos.

Outros golpes que completam a lista da McAfee incluem falsos anúncios para produtos com desconto tanto no Facebook como no Twitter. E há também os e-mails enviados com e-cards contendo links para malware e links de publicidade para presentes com preços super baixos.

Lembre-se: não clique em links de e-mails, mantenha o seu antivírus atualizado e não se esqueça daquela velha máxima em "ofertas de lojas": se o preço parece bom demais para ser verdade, provavelmente ele é uma farsa.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.