Como saber se um candidato é ficha suja

Com cerca de 40% dos domicílios brasileiros conectados a internet, e com a explosão do numero de participantes nas redes sociais, era de se esperar que a web virasse mesmo um ambiente fértil para os candidatos a prefeito e vereadores que fazem a divulgação de sua imagem e apresentam suas propostas.

Entretanto, nesse mar de gente, como saber se o candidato é idôneo ou não? Em qual candidato votar? E como saber se ele ou ela (a candidata) está mentindo? Mais: como saber realmente se aquele candidato é ou não é um ficha suja?

candidato ficha suja

Apesar da campanha ter sido liberada na rede para todos, há algumas coisas que você precisa saber para conhecer se o candidato em que pretende dar seu voto é ou não um ficha suja. Antes, porem, gostaria que você visse e lesse os seguintes links abaixo:




Ao checar a vida pregressa e a idoneidade de qualquer candidato veja também os tipos de condenação que tornam um candidato inelegível pela justiça (embora muitos deles tenha conseguido "driblar" a situação) e os tornam um ficha suja segundo a Lei da Ficha Limpa:

1 - São considerados fichas suja todos aqueles políticos que tenham contra sua pessoa representação julgada pela justiça eleitoral, em decisão transitada em julgado (cuja sentença foi proferida e não se pode mais recorrer), ou por órgãos colegiados (com mais de um juiz) em processo de uso e abuso de poder econômico e politico.

2 -  São fichas suja aqueles que foram condenados, em decisão transitada em julgado (cuja sentença não se pode mais recorrer), ou com sentença proferida por órgão judicial colegiado pelos seguintes crimes; lavagem de dinheiro, ocultação e bens, direitos e valores contra a economia pública; contra a fé pública, a administração pública e o patrimônio público por abuso de autoridade.

3 - São fichas suja também aqueles que tiveram suas contas, relativas ao exercício do cargo em funções públicas, rejeitadas por irregularidades que configuraram ato doloso de improbidade administrativa.

4 - E são fichas suja aqueles que, detentores de cargos na administração pública, beneficiaram a si ou a terceiros (amigos, parentes, etc.) por abuso de poder econômico ou político.

5 - Pra finalizar, são fichas suja também todos aqueles condenados por captação ilícita de sufrágio (compra de votos), por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos públicos e de campanha.

Fiquem atentos à essas pessoas! Outra fonte de informações sobre candidatos é o site do TSE, e a justiça eleitoral de seu estado. Então é isso meus amigos, 7 de outubro vem aí. Não percam seu voto. Vote limpo.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.