Celular inteligente vê através de paredes e corpos humanos

Pesquisadores do centro de excelência analógico da Universidade do Texas (EUA) anunciaram recentemente o desenvolvimento de um chip de imagem que transformará os dispositivos móveis em aparelhos capazes de enxergar através de paredes, madeira, plásticos, papel e outros objetos.

chip-celular-raio-x-enxerga-atraves-de-paredes

Para conseguir criar o chip inteligente de raios-X, os cientistas uniram faixas não utilizadas do espectro eletromagnético com a tecnologia de microchips. Espectros eletromagnéticos, para quem não sabe, já são utilizados em alguns produtos, como micro-ondas, para cozinhar alimentos, ou transmitir ondas AM e FM, entretanto, nesse caso, os pesquisadores usaram frequências do campo de tera-hertz.

A radiação na frequência tera-hertz (THz) é apreciada pela área médica por ser não ionizante, ou seja, não produz danos aos tecidos vivos do organismo.

Além de todo o potencial de "espionagem" que a descoberta possui, os criadores apostam que essa tecnologia, igualmente, poderá servir para diversos outros fins, como, por exemplo, encontrar vigas em paredes, autenticar documentos e identificar notas falsas. No campo da medicina, a tecnologia poderá ser usada para detectar tumores malignos, diagnosticar doenças mediante rápidas análises e monitorar a toxicidade do ar.

As ondas tera-hertz também podem ser utilizadas na comunicação, já que são elas que permitem que informações sejam transmitidas e compartilhadas mais rapidamente. Sem duvida, esta descoberta é um grande avanço para a medicina a partir da mobilidade.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.