O Barcelona Campeão do Mundo e suas lições

O time do Barcelona conquistou hoje (18/12) o título de Campeá do Mundo de 2011 ao bater a equipe do Santos por 4 a 0. Eu assisti o jogo e pude atestar: o Barcelona é, de fato, um Grand Team. Tem jogadores experientes, de boa qualidade técnica, que sabem prender e tocar a bola durante a partida, mas o que eu considero mais importante neste time não é somente isso: é a capacidade que eles tem de não se deixarem pressionar por resultados. Eles tem um controle emocional muito bom durante os jogos. Isto, com certeza, melhora bastante a qualidade de seu futebol.

barcelona-campeão-mundo-2011

Todo mundo está careca de saber que é a ansiedade a grande vilã no futebol. É o que atrapalha. A imensa vontade de ganhar sem o cuidado preciso para não perder é o que faz grandes equipes ficarem pequenas em campo, se desorganizarem, e prejudica o desempenho e o talento que alguns jogadores tem para apresentar. É interessante notar que o fator emocional em campo não perturba a equipe do Barcelona. A pressão psicológica, quando exercida, não faz nenhum efeito sobre eles. O futebol deles, com certeza, ganha muito com isso, na prática.

A lição que pude tirar desse jogo é que, para ganhar do Barcelona (e de qualquer outro clube) só vontade não basta. É preciso estar organizado em campo. O time do Barcelona aprendeu com as derrotas que sofreu no passado. Não é a toa que se apresenta tão bem hoje.

Não há nada errado em perder. O erro maior é perder e não tirar lições das derrotas para o futuro. O Barcelona chegou a um nível de organização que, sem querer, já intimida qualquer time que for enfrentá-los. Não é uma equipe imbatível é verdade, mas é como dizem por aí: com esse controle emocional, com essa posse de bola, com esse talento e qualidade técnica, o time do Barcelona só perde mesmo quando quer. E quando ganha, é pura rotina.

Parabéns ao nível do Barça. Ganhou o bom futebol.

3 Comentários:

Douglas disse...

O time do Santos até poderia perder o jogo se tivesse jogado, mas não do jeito que entrou. Foi um time apático, medroso e ficou só vendo o Barcelona jogar.

Não existe time imbatível e nem o Barcelona é, mas se não tiver coragem e ousadia em campo fica ainda mais fácil pra eles. Não gostei do Santos.

Roberto Hyra disse...

Nos últimos anos o Brasil vem apresentando diversos jogadores com o prêmio de 'o melhor do mundo. Ronaldo, Rivaldo, Romário, etc. Em breve poderá ser também o Neymar. O problema do futebol no Brasil é que temos muitos valores individuais. Temos muito jogadores que fazem a diferença individualmente, mas não temos grandes equipes coletivas. Não conseguimos sequer formar a canarinha para jogar bem coletivamente. Nesse quesito, a Espanha dá de 100 a zero no Brasil. Coletivamente e muito mais organizados eles são os melhores, até quase perfeitos. A prova é o que vemos aí. O Barcelona é a referência do mundo.

Fábio Mayer disse...

O Santos entrou mal em campo, fruto da arrogância do Muricy, que treinou 5 meses com um time e resolveu colocar outro na hora H.

E infelizmente, Neymar e Ganso tremeram, são jovens, não souberam aguentar a responsabilidade em meio ao oba-oba que se formou principalmente em torno do primeiro, tratado como pop-star até à exaustão!

Agora, uma amiga disse uma coisa com que concordo e repito: para o Barcelona ser o maior time da história, terá de ter apenas jogadores do seu país e ter um Pelé... ou seja, nunca vai conseguir.

No mais, FELIZ NATAL caro amigo! E um ótimo Ano Novo!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.