O Twitter censura o WikiLeaks, sim senhor!

Sob pressão do governo dos EUA, muita gente está se afastando e abandonando o WikiLeaks. Depois do Facebook deletar a conta de Julian Assange, agora foi a vez do Twitter. Até os termos e citações ao site estão sendo banidos dos trending topics. Vejam a nota abaixo do site IDGNow.

twitter-censura-wikileaks

Em seu perfil oficial, o Twitter negou que esteja censurando o termo WikiLeaks - ou qualquer palavra relacionada - de modo que ele não apareça entre os trending topics do portal. O comunicado traz um link com a possível explicação para o sumiço de Julian Assange da barra dos assuntos mais comentados. Quem clica no endereço é direcionado a uma notícia do site BuzzFeed - "O Twitter está censurando o WikiLeaks?". 

Segundo o seu perfil oficial, o Twitter costumava eleger aos trending topics os termos presentes no maior número de mensagens, mas alterou o método por causa de fenômenos como o de Justin Bieber. Se dependesse do volume de citações, Justin Bibier, por exemplo, permaneceria entre os assuntos mais comentados durante toda a primavera americana de 2010. Por isso, o microblogging reformulou o algoritmo usado, a fim de priorizar os temas do momento.

Considerando que a própria equipe oficial do Twitter recomendou a matéria do BuzzFeed, é provável que ela tenha acertado. Assim, o WikiLeaks se igualou a Justin Bieber: está há tanto tempo sendo tão falado, que passou a ser ignorado pelos algoritmos do portal (IDGNow).


A tentativa do Twitter em negar a censura ao site WikiLeaks parece comédia. É igual aquela frase que costumamos dizer por aqui: "me engana que eu gosto!". E mais incrível ainda são os pretextos que os americanos inventam para caçar e punir este rapaz.

2 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Pois é,Neto, mas isso é reflexo do gigantismo do Estado, seja onde for. Ninguém quer encarar as ações de governos, mesmo que absolutamente democráticos, em face da percepção de que a relação Estado X Cidadão é sempre coativa, é sempre a força de um gigante contra uma mosca, por mais que a mosca as vezes acerte um direto de direita.

Temos discutido muito a liberdade de expressão no Brasil, mas em verdade, estamos é numa constante peleja entre o gigantismo do Estado e os direitos dos cidadãos à verdade.

Fernando disse...

Será mesmo que não deveria existir NENHUM documento secreto?

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.