O Brasil e o risco-venezuela

Usando de todos os meios legais e ilegais para calar seus opositores, os dissidentes e todos aqueles que não leem por sua cartilha, o presidente da Venezuela Hugo Chávez, cada vez mais, está levando o seu país em direção a uma ditadura. Depois das acusações, não comprovadas, contra o diretor de um canal de televisão daquele país, inclusive com ameaças de prisão, um dos mais recentes atos de 'El loco Chávez' foi estatizar empresas siderúrgicas e a maior cerâmica do país.

O ditador Hugo Chávez agora quer empréstimo do BNDES
Algumas dessas empresas eram de capital argentino, e Hugo Chávez fez argumentando que se tratava de "patrimônio de seu país"... Para nós, brasileiros, esta atitude dele, soa em alto e bom som como uma advertência. Principalmente para àqueles que ainda imagina a Venezuela um bom mercado para investir.

O que este destemperado presidente parece não enxergar é que, cada vez que ele desrespeita um contrato e avança contra empresas legalmente estabelecidas nesse processo de estatização, também afasta oportunidades de investimento no seu país. E afasta investidores, que passam a não confiar mais na Venezuela. E isto, quando todos sabemos, que a economia da Venezuela vai mal, com a queda dos preços do petróleo no mercado internacional. Produto do qual ela é dependente.

Recentemente, em visita ao Brasil, Chávez fez proposta ao BNDES querendo adquirir empréstimos vultuosos para tocar projetos que sua economia não tem condições de bancar... Diante disso, fica a inevitável pergunta: terá o Brasil coragem de jogar dinheiro num país administrado pelo louco Hugo Chávez?

7 Comentários:

Carlos Emerson Junior disse...

O pior é que é bem capaz do BNDES liberar o empréstimo. Afinal, o Chávez é "companheiro" do Lula, não é mesmo ?

ZEPOVO disse...

Não acho Chavez um ditador, pelo menos até o momento. A Venezuela sempre foi explorada pelos colonizadores imperialistas exatamente da mesma forma que outros países da AL, Brasil incluido.
Os benefícios das riquezas naturais sempre mantidos bem longe do alcance do povo, da maioria.
Chavez tenta honestamente mudar a situação, e já conseguiu melhorar em muito a vida do povo da Venezuela, razão do apoio popular que recebe.
Os exploradores, venezuelanos ou estrangeiros reagem contra Chavez porque perdem e muito com a nova
redistribuição das riquezas.
Nem sempre reagem de maneira democrática,legal ou honesta.
Chavez reage, e nem sempre é possível ser "democrático" ao responder tentativas de golpe, assasinato, boicote ou traições.
Se Chavez algum dia virar um ditador, coisa que ele não é, vai ser pelo caminho que a direita raivosa e radical está lhe empurrando.
No mundo do politicamente correto e do alinhamento automático ao Consenso de Washington muitos patriotas de várias nacionalidades são chamados de ditadores ou teroristas, de acordo com o cinismo mais útil!

Fábio Mayer disse...

Ele é ditador sim! O fato de ter sido eleito não alivia o estado, até Hitler foi eleito para o cargo!

E está cavando a propria cova ao tornar o país inviável, num processo que para ser corrigido levará décadas, senão o século inteiro, vez que o sistema capitalista com trocas de capital não dá mostras de que será substituido tão cedo na humanidade.

Sua única esperança é torcer para a recuperação rápida para a economia dos EUA, que por consequência alavancará a economia do resto do mundo que então consumirá mais petróleo, dando-lhe sobrevida, se bem que programas assistencialistas baseados em fundo perdido não terão efeito por muito tempo, até porque, tirar dinheiro de área produtiva para colocá-lo em áreas que não necessariamente o retornam, pode levar ao que já acontece, a queda de produção da PDVSA, por falta de investimentos.

Ro disse...

Quando estive aí, em Recife vi uma entrevista do Lula em que ele dizia que o Brasil já produzia gás duas vezes mais o que importava da Bolívia. Um jornalista então perguntou se isso acontece por que então o Brasil importava o gas. Ele respondeu que era porque o Brasil precisa ajudar a Bolívia se desenvolver. Acho que voce já sabe a resposta de sua pergunta hehehe
P.s.: Tô rindo, mas a vontade é de chorar.
Abração.

Roberto Hyra disse...

Mais do que o grave estilo de Chávez, o que preocupa são suas investidas contra empreendimentos privados com a pretensão de instalar na Venezuela uma 'república socialista".

A política de dele faz realmente crescer o risco-venezuela, posto que atos antecedentes deste cidadão apenas mostram que basta um palanque e um bom auditório para ele dar por desfeito qualquer contrato legal. Um perigo!

Abs

Claudinha disse...

Partilho do que disse o primeiro comentário - capaz do BNDS liberar o empréstimo, afinal Lula e o louco se abraçam.
Obrigada por sua visita... não venho diretamente aqui mas o tenho em meus feeds. Afinal vc é leitura escolhida a dedo!
Bjão, querido.

Cadinho RoCo disse...

Estamos no Brasil - O País da Mentira. Em face disso, tudo é possível, até porque Chavez já sinalizou para o Presidente Lula como fazer para chegar ao terceiro mandato, carta esta que não está fora do baralho.
Cadinho RoCo

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.